Conexão Amazônica
SAÚDE

Santa Catarina investiga caso suspeito de fungo negro em Joinville

Publicidade

Fungo negro é o nome popular da infecção por fungos mucormicose –nome correto da doença. Ela causa o escurecimento da pele, principalmente na área do nariz. Outros sintomas que acompanham a mudança de coloração são: vermelhidão intensa e inchaço dos olhos, visão turva ou dupla, dor na região do peito, dificuldade para respirar e tosse com sangue.

Em 21 de maio de 2021, o premiê da Índia, Narendra Modi, alertou para um “novo desafio” no enfrentamento da pandemia. Médicos do país identificaram a infecção em pacientes sendo tratados para a covid-19.

Essa infecção fúngica, segundo o AIIMS (Instituto de Ciência Médica de Toda a Índia), tem como base o uso de esteroides no tratamento da covid-19. A diabetes descontrolada também pode fazer com que a doença ocorra.

O paciente em Joinville já havia sido diagnosticado com a covid-19 em 20 de fevereiro, segundo o G1. Ele está internado em 19 de março, depois de ter apresentado fraqueza generalizada. Recebeu alta em 4 de abril, mas teve uma complicação metabólica chamada cetoacidose diabética. Teve também uma infecção grave celulite facial e a visão prejudicada.

A suspeita pela similaridade dos sintomas com os do fungo negro fez o caso ser investigado. Não foi divulgado o quadro clínico atual do paciente.

Publicidade

Leia mais

Erros ao usar máscara anulam eficácia contra o coronavírus: o que não fazer

elayne

Sobe para 74.531 número de pessoas recuperadas da Covid-19 no AM, nesta sexta-feira (17/07)

elayne

Covid-19: Fiocruz recebe mais 2 milhões de doses na próxima semana

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais