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Festival Amazonas de Ópera começa neste domingo (06/06) com a obra ‘Três Minutos de Sol’

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Evento será transmitido inteiramente on-line e de forma gratuita

A 23ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) começa neste domingo (06/06), às 19h (20h no horário de Brasília), com a estreia da ópera “Três Minutos de Sol”, de Leonardo Martinelli. O FAO será realizado em formato on-line, até o dia 20 de junho, com transmissão pelo canal do YouTube do FAO (festivalamazonasdeoperafao) e pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam). Adiado por conta da pandemia de Covid-19 em 2020, o FAO 2021 será totalmente dedicado a compositores e intérpretes brasileiros, com três estreias.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, o festival está sendo produzido inteiramente com verba da iniciativa privada, por meio do Bradesco e da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. Conta ainda com parceria do canal Allegro HD e TV Encontro das Águas, e com o apoio do Catavento Museu de Ciências e da Importadora Carioca.

Óperas e concertos gravados, além de recitais, webinars e masterclasses ao vivo fazem parte da programação, que será transmitida pelas redes sociais. Para a 23ª edição, o FAO contou com uma produção inovadora e igualmente desafiadora, seguindo os protocolos de segurança para prevenir a contaminação por Covid-19.

As orquestras dos Corpos Artísticos gravaram, em dias alternados, áudio e vídeo das obras em Manaus, no Teatro Amazonas, e os solistas gravaram as vozes em São Paulo, onde também foi trabalhada a parte cênica. Os grupos de músicos também foram reduzidos para as composições, em formato de câmara, para evitar aglomerações e facilitar o distanciamento social. O material foi então reunido e editado para dar vida às óperas e aos concertos que o público irá prestigiar.

‘Três Minutos de Sol’ – Um triângulo amoroso em meio a uma pandemia, que tem como meio principal de interação as redes sociais, se desenvolve na ópera do compositor Leonardo Martinelli, com libreto de João Luiz Sampaio, que será apresentada neste domingo.

“Três Minutos de Sol” é uma ópera em ato único, dividido em três cenas de aproximadamente 10 minutos cada. Na história, o público é apresentado aos personagens Laura (a soprano Lina Mendes), Duda (o contratenor Sávio Faschét) e Marcos (o barítono Vitor Mascarenhas). A estreia conta com a direção de cena de Julianna Santos, e os solistas são acompanhados por músicos da Amazonas Filarmônica. A obra foi encomendada especialmente para o FAO.

Natural de São Paulo, o professor, pesquisador e compositor da ópera Leonardo Martinelli explica que a ideia de “Três Minutos de Sol” surgiu da mudança nos relacionamentos ocasionada pelo isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, e da vontade de transpor isso em música.

Webinars – Neste domingo, às 20h (21h – Brasília), também inicia o primeiro webinar da programação de ações formativas do FAO, com a mesa “A Ópera Hoje, no Brasil e no Mundo”. A transmissão dos webinars e das masterclasses será pelo canal do YouTube do FAO.

A primeira mesa será um debate sobre as novas realidades das produções culturais no século 21, o uso de tecnologias, mídias diferentes e as novas plateias. A mediação será do diretor artístico do FAO, maestro Luiz Fernando Malheiro, e os convidados são Abel Rocha, professor de regência e diretor artístico de óperas na Universidade Estadual Paulista (Unesp); Alejandra Martí, diretora executiva da Ópera Latinoamérica; Augusto Techera, coordenador geral de produção artística do Teatro Colón; Clara Paulino, presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e Luciana Salles, diretora artística do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.Os próximos webinars serão realizados na terça-feira (08/06), com o tema “Teatros de Ópera e a Economia Criativa no Brasil e na América Latina”, e no dia 12 de junho, sábado, com a mesa “A Profissão do Compositor Erudito no Brasil: Formação, Divulgação, Interesse e Futuro”, ambos às 16h (17h – Brasília).

Também serão realizadas as masterclasses “A Arte do Canto na Ópera Contemporânea”, com soprano e atriz Gabriela Geluda, no dia 16 de junho, e “Composição de Ópera Hoje”, com o compositor e regente de orquestra João Guilherme Ripper, no dia 18 de junho. As masterclasses também serão realizadas às 16h (17h – Brasília).

Óperas – O 23º Festival Amazonas de Ópera terá três estreias de óperas este ano. Além da obra “Três Minutos de Sol”, também serão apresentadas as óperas “O Corvo”, de Eduardo Frigatti; e “moto-contínuo”, de Piero Schlochauer.

A ópera “O Corvo” será apresentada no dia 13 de junho, às 19h (20h – Brasília). Baseada no poema de Edgar Allan Poe, traduzido por Machado de Assis, a ópera será a única dentro da programação a ganhar uma animação de 20 minutos que narra a visita perturbante de um corvo a um homem que acaba de perder sua amada, e que vê a ave como uma mensageira sobrenatural. Eduardo Frigatti compôs e escreveu o libreto. Segundo ele, a obra faz uma reflexão sobre o luto.

Já “moto-contínuo”, de Piero Schlochauer, encerrará o festival no dia 20 de junho, às 19h (20h – Brasília). Com libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e Piero Schlochauer, a obra conta a história de uma inventora, no Centro da Terra, que recebe um pedido para construir uma máquina que pode se mover eternamente. Segundo o compositor, o principal ponto da ópera é a busca por sentido.

Recitais e concertos – Também parte da programação do FAO, recitais serão apresentados em transmissões ao vivo do Teatro Amazonas, a partir da segunda-feira (07/06) e nos dias 9, 10, 16 e 17 de junho, às 20h (21h – Brasília). No repertório estarão canções de Carlos Gomes, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Chiquinha Gonzaga, Almeida Prado, Ernani Aguiar, Osvaldo Lacerda e Francisco Mignone.

O programa também terá canções amazonenses, com temáticas ou compositores regionais como Waldemar Henrique, Lindalva Cruz, Adroaldo Cauduro, Ronaldo Barbosa, Ketlen Nascimento, Celdo Braga, Osmar Oliveira, Candinho, Altino Pimenta, Claudio Santoro, Pedro Amorim e Arnaldo Rebelo.

Os concertos, que também foram gravados com produções em Manaus e São Paulo, serão exibidos nos dias 11, 12, 14, 15, 18 e 19 de junho, também às 20h (21h – Brasília), com obras de Fernando Riederer, Laiana Oliveira, Tatiana Catanzaro, Vinicius Giusti, Paulina Luciuk e Willian Lentz.

Raio-X da ópera – A programação contará ainda com uma série de vídeos dedicada a explicar as profissões artísticas e técnicas da ópera para crianças e adolescentes.

Bradesco e a cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros.

Assim como o Teatro Bradesco, muitas instituições e espaços culturais apoiados pelo banco promoveram ações para que o público possa continuar se entretendo – ainda que virtualmente – durante a pandemia da Covid-19. O banco também lançou o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Acesse em cultura.bradesco.

FOTOS: Giorgia Massetani (ilustrações “O Corvo”), William Pereira (moto-contínuo em P&B), Bubby Negrão (ópera “Três Minutos de Sol”) e Michael Dantas (ensaios com o Coral do Amazonas)

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“Medeia – Nas Sombras da Comédia” estreia no Teatro Gebes Medeiros e se prepara para o Ato II da Cia Kinttal 24 de Teatro Manaus – O Teatro Gebes Medeiros recebeu, na última terça-feira (12), a estreia oficial do espetáculo “Medeia – Nas Sombras da Comédia” (Ato I), da Cia Kinttal 24 de Teatro. O público lotou a casa e reagiu com muitas risadas, aplausos e entusiasmo, confirmando o sucesso da primeira apresentação fora do ambiente acadêmico. O espetáculo reinventa a clássica tragédia de Eurípedes com humor, crítica social e linguagem popular, subvertendo expectativas e surpreendendo até espectadores mais acostumados com o teatro. “Foi a primeira vez que entrei num teatro para assistir a uma peça… marcou minha vida pra sempre. Medeia é simplesmente uma loucura! Eu ria sem parar. Agora quero voltar e levar minha família e amigos para viver essa experiência comigo.” — Ivaneide Costa, 32 anos “Eu frequento muito o teatro e posso dizer que Medeia é um dos melhores espetáculos de comédia que já assisti. Já vi três vezes e continuo rindo como se fosse a primeira.” — Nicholas Roque, 33 anos, enfermeiro acupunturista O diretor geral e protagonista, Deihvisom Caelum, convida o público para o próximo ato: “Criar essa Medeia foi um processo totalmente livre, sem me basear em outras versões. Talvez sejamos a primeira companhia em Manaus a apresentar Medeia dividida em dois atos, e para entender tudo é preciso começar pelo início. Agora, convido todos para o Ato II: vai ser ainda mais ousado.” Em um convite direto ao público, Deihvisom acrescenta: “Quero deixar aqui um convite pra você que ama teatro, pra você que é fã de comédia e, principalmente, pra você que ainda nunca veio assistir a um espetáculo. Em Medeia, você vai se perguntar: ‘Eu vi mesmo isso no palco? Isso foi real?’. Eu garanto risada do início ao fim, só segura a bexiga pra não fazer xixi nas calças! Vem assistir e descobrir por que todo mundo sai falando dessa Medeia!” Ato II – Através do Espelho A continuação da história será apresentada sexta-feira (15), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo Instagram @kinttal24 ou minutos antes do espetáculo. Classificação indicativa: 18 anos. História da Cia Kinttal 24 A Cia Kinttal 24 surgiu em 2024 a partir de experimentações acadêmicas na faculdade. Durante a disciplina “História do Teatro”, os estudantes Deihvisom Caelum, Vitor Lima, Paula Baptistão e Caio Malcher decidiram transformar a tragédia Medeia em uma comédia, invertendo papéis de gênero e explorando humor e crítica social. O sucesso das primeiras apresentações na faculdade levou à ampliação do projeto, com novos integrantes e maior duração do espetáculo. Em dezembro de 2024, a versão “Medeia – Nas Sombras da Comédia” lotou a Sala Selma Bustamante da UEA/ESAT. O grupo então oficializou a companhia, com a missão de transformar o teatro amazônico em espaço de liberdade criativa, crítica social e humor. O nome “Kinttal 24” é uma homenagem à faculdade e ao ano de fundação do grupo. Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas – SEC, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural – AADC Parceiros: Allegriah Grupo de Arte e Cultura, Escola de Egressos, Studio STIVI&SOM, TEU, Arte e Comunidade e TEA24, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT.

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