Conexão Amazônica
GERAL

Seap esclarece dúvidas sobre alternativas de ressocialização para internos do “Trabalhando a Liberdade”

Publicidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início, nesta quinta-feira (24/06), a um ciclo de palestras para os apenados do sistema prisional de Manaus que integram o programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, a fim de esclarecer dúvidas sobre as alternativas de ressocialização ofertadas pela pasta.

A iniciativa está sendo promovida pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), que começou a seguir o cronograma bimestral hoje, na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada no ramal Bela Vista, zona leste de Manaus.

Publicidade

Setenta e dois “amarelinhos” participaram da primeira palestra na unidade. Na ocasião, colaboradores do Departamento puderam informar o público carcerário sobre os serviços de reintegração social que o setor oferece, dentro e fora dos estabelecimentos prisionais, como cursos profissionalizantes, emissão de documentação, oportunidades de emprego e outros.

Segundo a chefe do Deresc, Keyla Prado, a ideia para a realização das palestras surgiu da preocupação em alcançar o maior número possível de reeducandos em programas e projetos de ressocialização, apresentando as alternativas que resultam no melhor caminho para o retorno deles à sociedade.

“Nós estamos repassando essas informações para o público do sistema, porque muitas vezes eles saem e nem sabem para onde ir, quem procurar, onde buscar ajuda e orientação. Algumas pessoas saem sem norte e nós estamos prontos para ajudá-las a dar os primeiros passos nessa nova realidade”, disse Prado.

“Temos oportunidades para cursos, projeto de “Banco de Currículos”, uma Gerência de Trabalho e Renda (GTR), estamos em processo de implantação de um Escritório Social para atendimento de egressos e familiares do sistema carcerário do estado e muitos outros serviços que pudemos apresentar aqui para os internos e tirar dúvidas. É uma troca que vale a pena”, concluiu.

Cronograma – A cada dois meses a equipe do Deresc estará indo nas penitenciárias para tirar as dúvidas dos internos trabalhadores. A próxima ação está prevista para acontecer dia 15/07, no Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). No dia 16/07 será a vez dos reeducandos dos Centros de Detenção Provisória de Manaus I e II, e Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). O primeiro ciclo encerra dia 29/07, novamente na UPP.

FOTOS: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Prefeitura tem alta de 35% na emissão de certidões de endereço no acumulado do ano

elayne

Instalação de usinas de oxigênio auxilia no abastecimento do insumo em unidades de saúde

elayne

Vacina contra gripe é segura e protege contra casos graves, reforça Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais