Conexão Amazônica
SAÚDE

Devo me vacinar se estiver gripado?

Publicidade

Infectologista do Sistema Hapvida explica o que precisa ser feito neste caso

À medida que a vacinação avança em várias cidades do Brasil, muitas pessoas ficam na ansiedade para chegar o seu momento de imunização contra o coronavírus, e consequentemente algumas dúvidas podem aparecer.

Uma das principais seria: se eu estiver gripado(a), devo me vacinar contra a covid-19? A resposta é NÃO.

Na verdade, especialistas alertam que esta questão da gripe precisa ser bem explicada, pois a maioria das pessoas fica resfriada, com coriza, e com sintomas bem parecidos com o do coronavírus, pelo menos na fase inicial.

Então, por isso, é recomendável que estas pessoas não tomem a vacina neste momento, e esperem 15 dias para tomar o imunizante contra a covid-19, em caso de comprovação da gripe.

Outros quadros de problemas respiratórios possuem sinais similares aos da covid-19. Entre eles, o resfriado, a bronquite e até problemas que não afetam os pulmões, a exemplo da dengue.

Mesmo que a pessoa não tenha sido diagnosticada com Sars-CoV-2, a recomendação também é aguardar quatro semanas do início dos sintomas e a recuperação total para aplicar a vacina. Isto vale para qualquer imunizante.

De acordo com a infectologista do Sistema Hapvida, Ana Rachel Seni, é preciso que haja uma atenção na hora de vacinar, para evitar possíveis confusões. “Pessoas com sintomas gripais não devem receber a vacina contra o coronavírus, pois mesmo as vacinas sendo muito seguras, elas podem desencadear eventos adversos leves como febre baixa, dor no corpo, coriza, diarreia e pode haver uma confusão: se esses sintomas são eventos adversos da vacina ou sintomas da doença gripal em evolução”, destaca.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 201 clínicas médicas, 45 prontos atendimentos, 173 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Publicidade

Leia mais

Visa Manaus alerta sobre proibição da comercialização do álcool líquido 70%

elayne

Saiba quando a cor do xixi pode indicar problemas de saúde

elayne

Diabetes: falta de adesão ao tratamento compromete resultados do controle

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais