Conexão Amazônica
AMAZONAS

Governo do Amazonas capacita produtores rurais de Coari e Presidente Figueiredo

Publicidade


Dando continuidade aos cursos profissionalizantes para produtores rurais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Capacita Agro, realizou nos municípios de Coari e Presidente Figueiredo ((distantes 363 e 117 quilômetros de Manaus, respectivamente), a capacitação de mais de 30 agricultores familiares.

O curso de Beneficiamento de Pescado, que iniciou na segunda-feira (05/07) e encerrou nesta sexta-feira (09/07), com carga horária de 40h, teve a participação de mais de 10 produtores rurais do município de Coari. Já em Presidente Figueiredo, foram capacitados mais de 20 produtores, com o curso de Qualidade de Água, com carga horária de 20h, entre os dias 6 a 8 de julho.

Publicidade

A realização dos cursos, fazem parte da agenda do Programa de Formação Inicial e Continuada (FIC-Rural), do Capacita Agro, que está inserido no pacote de ações do Plano Safra 2021/2022 e do Programa Agro Amazonas.

Os cursos ocorrem em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), sob coordenação do Departamento Pedagógico (Depe), ministrados por técnicos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Secretaria Executiva de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), vinculados a Sepror.

Conteúdo – De acordo com a instrutora do curso de Qualidade de Água, a engenheira de Pesca da (Sepa/Sepror), Hellen Parédio, o curso engloba temas como: preparo de viveiros, monitoramento e controle da qualidade de água, biometria, ajuste do arraçoamento e despesca, que visam aumentar a produção do pescado, de forma mais rápida e com qualidade.

“O objetivo é profissionalizar a atividade da piscicultura, e tudo que foi ministrado influencia no desempenho da produção. O piscicultor se atentando para esses parâmetros irá manter seu negócio saudável e lucrativo”, ressalta a Engenheira.

Até final de julho, serão capacitados mais de 330 produtores rurais dos municípios de Apuí, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Careiro, Lábrea e Itacoatiara, Coari, Presidente Figueiredo e Manaus, por meio do FIC-Rural.

Todos os cursos que estão sendo realizados, seguem todos os protocolos de segurança, como o uso do álcool gel e máscara, para evitar a propagação do Covid-19.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Publicidade

Leia mais

Festa de Rio Preto da Eva deve movimentar R$ 40 milhões na economia local no AM

elayne

Em suas redes sociais, prefeito Arthur Neto anuncia antecipação do salário de fevereiro

Daly Ruiz

MPAM abre investigação para apurar possíveis excessos no curso de formação do Corpo de Bombeiros Militar do AM

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais