Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura e governo federal vão entregar residencial Manauara 2, no Santa Etelvina, com Habite-se Total

Publicidade

 

Com 23.981,39 metros quadrados de área construída, o residencial multifamiliar de interesse social Cidadão Manauara 2, etapa B, localizado na rua Apuiuna, 354, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, teve sua certidão de Habite-se Total expedida nesta quinta-feira, 8/7, pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), atestando o atendimento à legislação urbanística em vigor, assim como aos padrões de construção e segurança habitacionais exigidos em lei. O empreendimento será inaugurado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, no próximo dia 16.

Os 500 apartamentos fazem parte do programa habitacional da Prefeitura de Manaus e integram o programa federal “Casa Verde e Amarela”, com financiamento pela Caixa Econômica Federal, e estão recebendo os últimos retoques para a futura entrega.

Publicidade

“Esse é um empreendimento contratado com recursos federais e financiamento da Caixa Econômica. O conjunto está pronto para ser entregue, estamos nas tratativas finais, com seleção de pessoas feita pela instituição bancária, com coordenação e banco de dados da Prefeitura de Manaus, e entrega das chaves pela Caixa”, disse o prefeito David Almeida.

Segundo o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, com o residencial, que se conclui dentro do “Casa Verde e Amarela”, se resgata parte da dignidade de pessoas que necessitam de habitação, atendendo proposta de campanha do prefeito David Almeida, de oferecer para a cidade uma política habitacional e de regularização urbana. “Sabemos que as metas são audaciosas, que dependem de recursos, mas o prefeito está buscando apoio para as ações junto ao governo federal e à bancada, para ter mais habitações de interesse social e benefícios para a regularização fundiária”, afirmou

Blocos

São 25 blocos residenciais padrão e adaptáveis para Pessoas com Deficiência (PcDs), com 5 pavimentos em cada bloco (térreo e quatro andares).

Cada apartamento tem sala de estar e jantar, dois quartos, hall, banheiro social adaptável, cozinha e área de serviço. Os equipamentos comunitários que compõem o conjunto incluem salão, clube social, copa/bar, banheiros, quadra poliesportiva, quadra de areia, dois playgrounds, área verde, área de preservação permanente e sistema viário, incluindo vagas de estacionamento para visitantes e moradores. O empreendimento tem sistema de esgoto sanitário final para Estação de Tratamento (ETE).  

A obra começou a ser construída em outubro de 2018 e tem execução pela empresa RD Engenharia. “São amazonenses que realizam o sonho da casa própria, tendo dignidade para suas vidas. E ter podido contribuir para este processo, enfrentando a inflação, empreendendo e fazendo o empreendimento acontecer é motivo de enorme satisfação para todos nós. Todos os dias construímos um mundo melhor”, disse o presidente do grupo RD, o empresário Romero Reis, que agradeceu à prefeitura e ao Implurb pela conduta extremamente profissional, “Sempre com a disposição de fazer os interesses coletivos serem respeitados e implementados”, finalizou.

Habitações

As 500 unidades habitacionais estão em fase de acabamento, dentro dos trabalhos coordenados pela Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), órgão ligado ao Implurb. O prefeito irá anunciar a construção de mais habitações e novas obras estruturantes para a capital, além das já anunciadas para o programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, com previsão de R$ 1,2 bilhão de investimentos.

David Almeida já lançou o programa “Casa para Todos”, cuja meta é a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital. “Nós temos aqui essa entrega de 500 casas e a perspectiva é de fazer 5 mil habitações na cidade de Manaus. Com a vinda do presidente, nós vamos avançar muito nessa meta”, disse o prefeito.

O objetivo do programa é a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. Conforme o prefeito David Almeida, o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.

Residencial Manauara 2

Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.

Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para Pessoas com Deficiência (PcDs), inclusive nas áreas comuns.

Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da gestão David Almeida, por lei municipal.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Ruann Souza / Arquivo Semcom

Publicidade

Leia mais

Prefeito anuncia reposição de produtos do programa ‘Leite do Meu Filho’

elayne

Minidocumentário mostra importância das lideranças femininas negras na conservação das florestas

elayne

Mirante Lúcia Almeida e largo de São Vicente ganham novas perspectivas em desenho

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais