Conexão Amazônica
GERAL

Fim das restrições e reabertura vão deixar serviços mais caros

Publicidade

Segmento responsável por um terço dos gastos familiares tende a ser o vilão da inflação nos próximos meses

Segmento mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, os serviços devem se beneficiar da redução das medidas restritivas e se tornar um dos grandes vilões da inflação nos próximos meses.

A percepção ocorre devido ao processo de retomada econômica aliado da vacinação em massa da população, o que deve guiar o processo de reabertura de shoppings, bares, restaurantes e salões de beleza e ampliar a busca por atividades turísticas.

“A medida que a nossa economia volta ao normal e o isolamento social se enfraquece, é natural que o setor de serviços repasse os custos que ficaram acumulados desde o início da pandemia”, explica André Braz, economista responsável pelos índices de preços do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, avalia que alguns segmentos dos serviços ainda “continuarão muito amassados” e os preços não devem avançar de maneira coletiva no setor. “A inflação dos serviços está muito mais associada a insumos do que à recuperação efetiva do setor”, analisa.

Publicidade

Leia mais

Recomeços e conquistas: formação muda vidas em Manaus; nunca é tarde para estudar

elayne

Prefeitura oferta 30 vagas para palestra sobre elaboração de currículo

elayne

Bebê de 2 meses desaparece após naufrágio de embarcação no AM

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais