Conexão Amazônica
CIDADES

David Almeida e Marcos Rotta iniciam revitalização da Orla do Amarelinho, no Educandos

Publicidade

 

O prefeito David Almeida e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, deram início na manhã desta segunda-feira, 23/8, a revitalização da Orla do Amarelinho, no bairro Educandos, zona Sul, que será realizada em toda a sua extensão. O espaço é o segundo que será revitalizado pela parceria inédita entre a Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas.

A medida é uma ação entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do projeto ‘‘Trabalhando a Liberdade”, que disponibilizou a mão de obra de 40 homens do regime penitenciário para trabalhar no local, assim como foi feito no Passeio do Mindu, no Parque 10, zona Centro-Sul.

Publicidade

“Em mais essa ação, o trabalho vai ser conjunto. A prefeitura entra com o material, os insumos e o Governo do Estado entra com a mão de obra nesse processo de recuperação dos presos, que trabalham três dias e diminuem um dia na sua pena. Essa parceria deu muito certo  no Passeio do Mindu, e nós estamos agora no Amarelinho e vamos ter outras ações como essa na cidade de Manaus”, antecipou o prefeito David Almeida.   

Em julho, a parceria teve início na orla, quando servidores da Seminf, Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e da Seap realizaram uma revitalização emergencial no espaço. Na ocasião, a área recebeu manutenção do gradil, limpeza, paisagismo, podagem, e implantação do mosaico tático. Agora, o Amarelinho será alvo de revitalização completa.

“Depois da experiência positiva que tivemos com a recuperação do Passeio do Mindu, que foi completamente transformado com essa parceria, faremos o mesmo aqui, na entrada da cidade de Manaus, que é a orla do nosso querido bairro Educandos, conhecido como ‘Amarelinho’. Apesar de sua grande importância, inclusive turística, este espaço estava há muito tempo sem receber o devido cuidado”, disse o vice-prefeito.

Rotta destacou, ainda, a economia que a parceria vai gerar para os cofres públicos municipais, uma vez que o déficit orçamentário deste ano nos cofres da prefeitura é de, aproximadamente, R$ 1,4 bilhão.  Todo o serviço é monitorado pela guarda armada terceirizada do sistema prisional do Estado, além da Seap e agentes da Guarda Municipal.

“É o tipo de ação que todos ganham. Ganha o Estado, a prefeitura, os espaços públicos e os presos que têm a redução de pena. Estamos muito motivados e animados com o resultado do Mindu, com o resultado dessa parceria que se traduziu em ganho, não apenas financeiro para o município, mas em ganho de embelezamento de espaços que estavam degradados e agora estão recebendo a atenção merecida”, complementou Rotta.

Oportunidade

O secretário de Administração Penitenciária do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou a parceria com a prefeitura, por meio da Seminf e Casa Militar Municipal, que irá ampliar a atuação no local com a presença da Guarda Municipal, para resguardar a segurança das pessoas que frequentam o local.

“Esta é uma oportunidade que o prefeito David está dando para esses homens, que por meio do nosso programa aprendem diversos ofícios como pintura, jardinagem, elétrica etc. E aqui podem por tudo isso em prática, trabalhando sua ressocialização e prestando um serviço de muita valia para toda a sociedade como um todo”, opinou o secretário da Seap

O “Trabalhando a Liberdade” prevê o uso da mão de obra carcerária em reformas e manutenções dentro e fora das unidades prisionais. Após análise do perfil psicológico, comportamental e social, os internos podem participar de projetos de remição de pena pelo trabalho, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho. O objetivo do programa é evitar a retroalimentação dos ciclos de criminalidade e taxas de reincidência no sistema prisional.

Texto – Divulgação / Seminf

Fotos – Ruan Souza / Semcom e Osmar Neto / Seminf

Publicidade

Leia mais

Prefeito encerra Natal das Águas na comunidade de Fátima e garante ampliar projeto em 2022

elayne

Ponte Rio Negro não está fechada

elayne

Pátio Gourmet amplia atendimento no e-commerce, devido à alta demanda pelo serviço

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais