Conexão Amazônica
MUNDO

David Almeida assina termo de cooperação com El Salvador para ampliar parceria econômica e turística entre as capitais

Publicidade

O prefeito David Almeida assinou um termo de cooperação com o embaixador de El Salvador, Victor Manuel Pizzati, que visa a ampliação da parceria econômica e turística entre Manaus e San Salvador, capital de El Salvador, país localizado na América Central. Durante o encontro, realizado nesta quinta-feira, 26/8, no Palácio Rio Branco, Centro, o intercâmbio cultural foi outro tema abordado, sendo enfatizadas a valorização das artes, a gastronomia e a medicina tradicional.

“Vamos fazer com que essas duas cidades, em países diferentes, possam estar integradas. Além do turismo, vamos destacar as questões cultural, tecnológica e educacional. É uma oportunidade que assinamos, um termo de cooperação, onde podemos expandir para o país irmão, uma cidade irmã que é San Salvador, possibilidades com a capital amazonense. É uma honra receber o embaixador Victor e toda a sua comitiva. Como prefeito de Manaus, cumprimento a todos e, posteriormente, aplicarei essa reciprocidade para conhecer San Salvador”, enfatizou Almeida.

El Salvador está localizado na América Central, entre Guatemala e Honduras. O país possui 21 mil quilômetros quadrados de extensão e aproximadamente sete milhões de habitantes.

Com o acordo bilateral, diversas oportunidades econômicas são criadas como o programa de cooperação técnica em capacitação da mão de obra e manutenção de aeronaves na cidade de Manaus; programa de cooperação técnica em capacitação e qualificação técnica na área de gestão portuária de San Salvador; programa de cooperação governamental e da iniciativa privada na consolidação de um voo Bogotá/Manaus/San Salvador, junto à companhia aérea Avianca, com vistas a transformar a capital amazonense no “hub” brasileiro para a América Central e Caribe, uma vez que Manaus já conta com voo para o Panamá com a Copa Airlines; programa integrado de divulgação e promoção turística dos dois destinos: San Salvador no Brasil e Manaus em toda a América Central; educação, formação e qualificação em áreas técnicas, além de instalação de polos tecnológicos e parques de serviços destinados à produção e exportação de bens.

Para o embaixador Victor Manuel Pizzati, Manaus é uma cidade muito dinâmica e conta com uma prefeitura disposta a expor as belezas e potencial para o mundo.

“Achamos que Manaus é uma cidade muito dinâmica. Uma economia muito forte e com grandes oportunidades. Achamos que podemos trabalhar uma parceria com benefícios para todos os lados, visto que a Prefeitura de Manaus é muito aberta e está disposta a fazer o trabalho necessário para apresentar a cidade para o mundo”, concluiu.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a assinatura do termo marca o início de uma nova página na história de Manaus.

“É muito importante essa parceria. Chega em boa hora para a integração daquilo que temos de bom para oferecer a esse país vizinho, tanto nas várias áreas do turismo, quanto da ecologia, pesca, entre outros, e de uma forma geral. Há uma grande afinidade na área industrial e na parte portuária, que temos aqui em abundância. Vejo que essa integração representa o marco inicial da nova Manaus”, concluiu.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Ruan Souza / Semcom

Publicidade

Leia mais

Projeto pretende transformar cemitérios em áreas arborizadas e sagradas

elayne

Alemanha põe o pé no freio nos negócios e Brasil surge como rota estratégica de mercado

elayne

Alunos morrem após caírem do quarto andar em universidade da Bolívia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais