Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura de Manaus faz testagem rápida de Covid-19 em participantes da ‘Mostra Folclórica de Manaus’

Publicidade

Prefeitura de Manaus está reforçando os cuidados com os participantes da “Mostra Folclórica de Manaus”, que está sendo realizada na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. Desde a última quinta-feira, 25/8, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza testagem rápida de Covid-19 antígeno em todos os integrantes dos 50 grupos folclóricos que estão se apresentando na live, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O resultado negativo do teste e o cartão de vacinação são exigências para que os integrantes possam entrar na arena para se apresentar. O evento não tem a presença de público. A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, disse que a ideia é garantir a proteção de todos.

“É um evento com um número significativo de participantes, afinal, são 50 agremiações. Em tempos de pandemia, precisamos redobrar os cuidados com a saúde dessas pessoas que estão aqui, fazendo um bonito espetáculo, valorizando a nossa cultura. O prefeito David Almeida incentiva essas iniciativas culturais, mas desde que em total segurança. E é isso que a Semsa está oferecendo com essa testagem”, destacou.

Em dois dias, nas últimas quarta e quinta-feira, foram testadas 1.039 pessoas. Só nesta sexta-feira, até as 22h, a previsão é chegar a um total de 2,2 mil testes.

A gerente de Apoio e Diagnóstico da Semsa, Ana Paula Neves, explicou que os participantes só podem entrar na arena se estiverem com a vacina e com a testagem negativa.

“Caso a nossa equipe encontre algum resultado positivo, é feito o encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima da residência da pessoa, para os cuidados e orientações, para que não haja agravamento da doença”, contou.

A atriz Rosa Malagueta, que é integrante do boi-bumbá Corre-Campo, também passou pela testagem. “É uma segurança para todos nós, até para as pessoas entenderem que é preciso tomar a vacina, porque é ela que vai salvar nossas vidas dessa doença. Achei maravilhosa essa iniciativa”, disse.

O evento, que não tem caráter competitivo, segue até o próximo domingo, 29/8, com 50 grupos folclóricos, sendo 36 da categoria Prata, 12 da categoria Bronze, e apresentação dos bois-bumbás Garanhão e Corre-Campo, e acontece a partir das 19h pelo Facebook e YouTube da @manauscult ou Facebook da TV Encontro das Águas, que também está transmitindo a programação pelo canal em sinal aberto.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa 

Publicidade

Leia mais

Serviços essenciais em Manaus são mantidos no feriado de Tiradentes

elayne

Agosto Lilás: Policlínica Gilberto Mestrinho promove palestras informativas no mês de Combate à Violência Doméstica

elayne

Prefeitura prorroga execução do diagnóstico de infestação do Aedes aegypti

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais