Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus promove curso de qualificação para feirantes

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), está promovendo o curso de capacitação “Técnicas de Manuseios de Alimentos”, para os permissionários de feiras e mercados das zonas Norte e Leste da capital.  O objetivo é conscientizar os feirantes sobre o manuseio e armazenamento correto dos alimentos, garantindo maior segurança alimentar para a população.

O curso está sendo realizado no shopping Phelippe Daou, na zona Leste, e a primeira turma conta com a participação de 50 permissionários de feiras e mercados. Todos os feirantes cadastrados no município poderão participar da qualificação.

Publicidade

O diretor do Departamento de Mercados e Feiras da Semacc, Luciano Mendes, destacou a importância do tema, considerando a pandemia da Covid-19. “Hoje, a Semacc tem seis mil feirantes cadastrados e boa parte desses feirantes trabalha revendendo alimentos ou produzindo alimentos. Então, é importantíssimo a conscientização, porque nós estamos passando por uma pandemia. Técnicas novas de manipulação e de produção de alimentos têm sido desenvolvidas e a gente precisa repassar esse conhecimento para os feirantes de Manaus”, destacou Luciano.

Para o instrutor do curso, Michaell Nascimento, a necessidade de atualização da categoria deve ser constante, principalmente pela realidade imposta pela pandemia, que nos remete a novos hábitos e técnicas, garantindo a qualidade do alimento desde o fornecedor, manuseio e armazenamento correto do que é oferecido nas feiras e mercados.

“É o que a gente fala na ciência, a tríade mais importante, que previne as doenças transmitidas por alimentos, é a procedência: de onde vem, como vem e como eu manuseio e distribuo. É o que indica a qualidade do meu produto e como eu vou me destacar no mercado”, ressaltou Michaell Nascimento.

Trabalhando há dez anos como feirante, Geane Brito deixou de vender confecções para vender alimentos e sabe da importância de aprimorar os conhecimentos para garantir maior segurança alimentar. “Quanto mais eu conhecer sobre a manipulação de alimentos, mais higiene e qualidade terão os produtos”, ressaltou.

Texto – Dalva Andrade / Semacc

Fotos – Rayner Souza / Semacc

Publicidade

Leia mais

Aleam aprova campanha que combate abuso de vulnerável

elayne

Prefeitura mantém serviços essenciais na Semana Santa

elayne

Jornalista é encontrado morto em apartamento na Zona Sul de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais