Conexão Amazônica
POLÍTICA

Governo do Amazonas integra reunião interinstitucional com foco no desenvolvimento regional no sul do estado

Publicidade


Encontro buscou viabilizar ações para o desenvolvimento de cadeias produtivas do agronegócio na ZDS Abunã-Madeira
 
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, nesta terça-feira (19/10), em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), de uma reunião interinstitucional voltada a viabilizar ações para o desenvolvimento de cadeias produtivas do agronegócio na Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira (antiga Amacro). O encontro foi liderado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
 
Foram discutidas ações de fomento e desenvolvimento regional e a possibilidade de Humaitá se tornar projeto-piloto da ZDS, a fim de viabilizar o tripé do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico) da região. A reunião contou com a presença de representantes do Programa Calha Norte, de instituições públicas e privadas do Amazonas, Rondônia e Acre, e de empresários humaitaenses.
 
O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressaltou a oportunidade de promover o desenvolvimento de forma sustentável na região sul do Amazonas, em ação integrada com o Governo Federal, os governos do Amazonas, Acre e Rondônia, prefeitura municipal e várias instituições de pesquisa, ensino e extensão.
 
“Todos reunidos com um único propósito de desenvolver a região do sul do estado. É um projeto que visa evitar o desmatamento e a degradação ambiental, e também que preserva o cidadão”, afirma Petrucio.
 
Humaitá é um dos sete municípios do sul do Amazonas (os outros são Apuí, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã) que está na área de abrangência geográfica do projeto Abunã-Madeira, juntamente com 13 cidades do leste do Acre e 12 do noroeste de Rondônia.
 
“Queremos integrar todos os atores, para juntos compartilhar nossas experiências, aproveitar nossas capacidades e criar uma sinergia necessária, por meio de várias iniciativas ocorrendo simultaneamente, para potencializar essa região, gerando emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população. A ideia é colocar sempre na legalidade, fomentando as matrizes econômicas, que beneficie a população e, ao mesmo tempo, contribua com a conservação da nossa floresta”, disse o superintendente Algacir Polsin, titular da Suframa.
 
O projeto visa promover sinergia interinstitucional em nível regional e nacional, estabelecendo ações voltadas aos eixos de desenvolvimento produtivo (agronegócio, indústria, bioeconomia e turismo) e infraestrutura econômica e urbana (logística e transporte, energia e telecomunicações).
 
Participaram da composição da mesa, ao lado de Algacir Polsin e Petrucio Magalhães Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo; o deputado estadual Adjuto Afonso; o vice-governador do Acre, Wheles Rocha; o diretor do departamento de Programa Calha Norte, general Ubiratan Poty; o prefeito de Labrea, Gean Barros; e o representante da Câmara Municipal de Humaitá, Manoel Domingos.
 
Continuidade – Nesta quarta-feira (20/10), no auditório Governador Jerônimo Santana, localizado em Porto Velho (RO), a reunião terá continuidade com as palestras temáticas sobre a ZDS, apresentadas por representantes do Governo do Amazonas, Acre e Rondônia.
 
Pecuária em Humaitá – Ainda em Humaitá, o secretário Petrucio Magalhães realizou visita ao campus da Ufam para alinhar o convênio que foi assinado entre Governo e a Universidade, para a realização do Mapeamento da Pecuária da região do sul do Amazonas. A reunião contou com a presença do reitor da Ufam e professores da universidade no município.
 
Com investimento de aproximadamente R$ 270 mil, serão mapeadas cerca de 20 propriedades de diferentes pecuaristas, que variam de 100 a 300 cabeças de gado, dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Humaitá e Manicoré.09:34

“É um pontapé inicial, reconhecendo o grande potencial do município. Precisamos conseguir ainda mais esses esforços, deixar de lado as vaidades. Com a união temos a força, é uma boa iniciativa do Governo e Universidade”, ressaltou Heron Costa, professor do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA) da Ufam.
 
FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Publicidade
Publicidade

Leia mais

David reafirma compromisso de fazer administração inclusiva

elayne

Governo articula-se por Auxílio Brasil a R$ 400 antes do Natal

elayne

Padre Felipe Bauzière recebe título de cidadão amazonense da Assembleia Legislativa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais