Conexão Amazônica
GERAL

Comissão Técnica da prefeitura analisa mais de 190 Estudos de Impacto de Vizinhança em 11 meses

Publicidade

Até o início do mês de dezembro, aproximadamente 30% de todas as decisões que passaram pelo crivo da Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU) foram de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), conforme dados da Prefeitura de Manaus. De um total de 665 análises encaminhadas ao colegiado, que integra a estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), 193 foram EIVs.

As certidões de Uso e Ocupação do Solo somam, até esta segunda-feira, 13/12, 438 processos analisados pelo grupo, o que corresponde a 65,8% do total. A comissão analisou ainda 34 pedidos de certidão de desmembramento.

Roteiro

Um dos instrumentos de licenciamento urbano das grandes cidades está passando por nova regulamentação e uniformização de procedimentos pela Prefeitura de Manaus, o EIV. O novo Termo de Referência, elaborado por uma equipe do Implurb, deve estar concluído e pronto para consulta até o fim de fevereiro de 2022.

O Termo de Referência é um dos instrumentos disponibilizados pela equipe da CTPCU, elaborado a partir de estudos técnicos preliminares e contendo os elementos necessários e precisos conforme o Plano Diretor de Manaus.

Como um roteiro, ele deve ser seguido para apresentação e elaboração do referido estudo quando exigido por lei ao empreendedor. Nesta nova formatação do documento, conforme explica o diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a ideia é colocar à disposição dos requerentes três ou quatro versões diferenciadas de acordo com o uso e tipo de atividade, separados por escala e impacto dos respectivos empreendimentos.

“Com um termo único e muitas atividades que necessitam ter o EIV, pode haver divergências em certos usos que não precisam cumprir toda uma regra prevista. Um exemplo claro é de torre de telefonia, que não tem geração de tráfego, exceto na sua instalação e na manutenção esporádica. Não pode ser considerado geração de tráfego comparando com outros serviços”, explica.

Análises para postos de combustíveis também são diferenciadas em razão de questões de segurança e proximidade do empreendimento com locais de grande fluxo de pessoas, como escolas e igrejas. Há especificidades exclusivas para esse licenciamento.

“O termo precisa ser diferenciado e a ideia e ter versões para residenciais multifamiliares de grande porte; outro para torre de telefonia, linhas de transmissão, estação de rádio base e gasoduto; um para postos de combustíveis e outro para grandes empreendimentos de modo geral, como shoppings centers, boates, e outros”, comenta o arquiteto.

A divisão tende a facilitar tanto para quem vai produzir o documento quanto para os analistas, na hora do licenciamento, dando celeridade e nova roupagem ao documento.

Parâmetros

Parâmetros de impacto no tráfego, ambiental, de poluição, paisagem natural, de mobilidade e outras estão na lei e no termo, assim como as medidas mitigadoras e compensatórias. As mitigadoras são quando o empreendimento consegue reduzir e amenizar possíveis danos desenvolvendo ações, intervenções ou atividades dentro da área do projeto.

“Nas medidas compensatórias, é quando o empreendedor não consegue mitigar e vai ter que buscar compensação para amenizar danos. Todas essas informações e parametrizações constam no termo”, pontua Cordeiro.

Legislação

Instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, lei federal nº 10.257/2001, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é uma exigência prevista na lei municipal nº 1.838/2014 para implantação de empreendimentos de significativo impacto urbano-ambiental.

O Estudo de Impacto de Vizinhança faz a análise e informação prévia para o poder público municipal quanto às repercussões da implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, de forma a evitar desequilı́brios no crescimento das cidades; garantir condições mı́nimas de qualidade urbana; zelar pela ordem urbanı́stica e pelo uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado dos espaços urbanos.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Arquivo / Implurb

Publicidade

Leia mais

Como funciona a terapia com plasma autorizada pela Anvisa

elayne

Veja a lista de selecionados para o programa ‘Empretec’

elayne

Decoração natalina feita pela Prefeitura de Manaus na Ponta Negra tem últimos dias de visitação

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais