Conexão Amazônica
GERAL

Com laboratórios que simulam ‘a vida real’, cursos técnicos são opção para ensino prático

Publicidade

Quer seja pelo atendimento real a clientes ou a prática com equipamentos do dia a dia da profissão, é fato que um dos principais atrativos dos cursos técnicos é a possibilidade de aprender enquanto já treina os trabalhos ligados à profissão escolhida.  Esse tipo de formação foi, inclusive, o que mais cresceu (3%) entre 2015 e 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A aprendizagem mais rápida e focada na prática foi o que motivou o estudante Filipe Braga da Silva a procurar um curso técnico. Ele é estudante de refrigeração e climatização no Centro de Ensino Técnico (Centec) e diz que ao menos 50% de seu aprendizado é voltado para o treino do conteúdo das aulas.

“O que mais gosto das aulas práticas são os macetes. Os professores simulam situações reais que vamos encontrar na profissão, inclusive com surpresas do dia a dia. Aprendendo nesses detalhes nos sentimos mais confiantes para atuarmos na área de refrigeração”, conta ele.

No laboratório do curso, os alunos têm à disposição mesas de trabalho e uma série de refrigeradores, geladeiras e condicionadores de ar dos mais diferentes modelos e marcas. Além das ferramentas disponíveis para manusear os equipamentos.

Somado à área de refrigeração, o Centec conta com 12 laboratórios para os mais variados cursos, como uma cozinha profissional para os técnicos em gastronomia e nutrição, e até um salão-escola para o curso técnico em estética. Esse último tem uma fachada especial ao lado da escola e é a reprodução idêntica de um ambiente profissional.

“Posso dizer que no curso de estética nossas aulas são 100% práticas. Conseguimos aprender vários procedimentos no salão-escola com os materiais adequados. Eu costumo dizer aos alunos que ali já é o local de trabalho deles. Então, cobro limpeza, organização e atendimento ao cliente”, comenta a professora Angélica Tavares.

Investimento

Com a alta procura por cursos técnicos e a crescente demanda do mercado de trabalho, a diretora técnica pedagógica do Centec, Eliana Cassia de Souza, diz que não há outra alternativa senão continuar investindo na prática durante o ensino.

“O Centec tem como um de seus valores a inovação, sendo assim, estamos constantemente atualizando nossos laboratórios. Formamos pessoas para o mercado de trabalho e este mercado está em constante evolução. Nesse contexto, a escola deve ser capaz de atender a essas demandas e investir cada vez mais em modernização”, afirma ela. 

Fotos divulgação

Publicidade

Leia mais

Virgínia Fonseca mostra reforma do quarto da filha com Zé Felipe e adianta detalhe exclusivo

elayne

Prefeitura encerra campanha do ‘Maio Amarelo’ com oferta de serviços

elayne

Sedecti participa de reunião sobre programa Amazônia Conectada

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais