Conexão Amazônica
POLÍTICA

Congresso pode votar Orçamento de 2022 nesta terça-feira

Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília
Publicidade

CMO prometeu analisar texto nesta manhã. À tarde, Congresso terá sessão conjunta para votar a matéria

O projeto que define a Lei Orçamentária de 2022 pode ser votado nesta terça-feira (21) pelo Congresso Nacional. O texto deveria ter sido analisado na segunda-feira (20) pelo parlamento, mas a apreciação foi adiada depois que a CMO (Comissão Mista do Orçamento) cancelou a votação do relatório final da proposta devido à falta de consenso entre os parlamentares sobre alguns pontos da matéria.

Um dos principais entraves diz respeito ao reajuste salarial para integrantes das forças de segurança federais. Na semana passada, o Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou um estudo ao Ministério da Economia com a estimativa de que o reajuste salarial para integrantes da PF (Polícia Federal), da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da Polícia Penal e do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) possa custar pelo menos R$ 2,8 bilhões ao Orçamento do ano que vem.

No entanto, o parecer do relator do Orçamento, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), não prevê a recomposição para os policiais. Presidente da CMO, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) diz que o governo federal não indicou a fonte da qual conseguiria os recursos para viabilizar o reajuste. Ela ainda se queixa de que é injusto atender aos interesses de apenas uma categoria.

“Não há nenhuma definição sobre reajuste para policiais federais. Queremos resolver primeiro a questão da educação, olhar a saúde como um todo, não pode faltar nada na saúde, porque não temos uma bola de cristal para saber o que será amanhã. Essa é a parte mais difícil. Quando você fala em reajustar, não é uma categoria, há várias”, comentou a parlamentar, em entrevista à imprensa.

Publicidade

Leia mais

Câmara aprova protocolo para coibir violência contra mulher em bar

elayne

Presidente do TSE adia eleições em Macapá

elayne

PEC da Transição é formalizada no Senado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais