Conexão Amazônica
POLÍTICA

Bolsonaro sanciona desoneração da folha de pagamento até 2023

Publicidade

Medida troca tributos sobre salários por alíquota sobre faturamento e beneficia setores que empregam mais de 6 milhões

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta sexta-feira (31), a desoneração da folha de pagamento de 17 setores que mais empregam na economia brasileira por mais dois anos. A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União no fim da noite, último dia da validade da desoneração atual.

proposta foi aprovada em 9 de dezembro pelo Congresso Nacional. Bolsonaro viajou com a família para o recesso de fim de ano sem a assinatura da sanção do projeto.

A desoneração beneficia as empresas porque reduz os encargos trabalhistas que são pagos por elas. A medida consiste em trocar os tributos sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre o faturamento.

Hoje, essas empresas podem escolher: ou pagam 20% de contribuição previdenciária sobre os salários dos funcionários ou uma alíquota que vai de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto.

Com isso, os setores com elevado grau de mão de obra pagam menos aos cofres públicos. O incentivo foi criado para estimular a contratação de funcionários e a manutenção de empregos. Juntos, os setores de construção civil, calçados, tecidos, transporte rodoviário, proteína animal e comunicações empregam mais de 6 milhões de trabalhadores.

Publicidade

Leia mais

‘Ben 10’ é flagrado com arma de policial e munições após confronto em Manaus

elayne

Alberto Neto se destaca entre deputados que compõe bancada amazonense na Câmara

Daly Ruiz

TSE encerra testes públicos de urnas para as eleições de 2024

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais