Conexão Amazônica
SAÚDE

Urgência da FCecon passa a oferecer atendimento psicológico na rotina

Publicidade

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) passou a oferecer acompanhamento psicológico na rotina de atendimento do Serviço de Urgência para pacientes e seus acompanhantes. O serviço foi implantado na primeira quinzena de fevereiro. As equipes estão à disposição dos usuários das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, horários de maior fluxo de pacientes no hospital.

As equipes de Psicologia são formadas por psicólogos da FCecon e estudantes da área em estágio na instituição, que fazem o atendimento aos pacientes e acompanhantes na Urgência. Antes da mudança no serviço, o acompanhamento psicológico era fornecido aos pacientes que estavam em leitos no setor durante visitas diárias ou quando solicitado pela equipe médica.

Publicidade

Agora, os psicólogos fazem o trabalho de Sala de Espera na recepção da Urgência, onde os acompanhantes aguardam até seus familiares serem atendidos. Durante a abordagem, a equipe oferece o suporte emocional que o familiar necessita, usa músicas e dinâmicas para relaxamento e explica como funciona o serviço de Psicologia da FCecon no Ambulatório.

Emocional – O acompanhamento psicológico na Urgência é uma necessidade da maioria dos usuários do setor, que procuram a unidade com problemas de saúde que, por sua vez, também têm implicações emocionais e psicológicas.

“Quem procura a Urgência tem justamente uma questão urgente para resolver. E, junto dos sintomas, vem a dor emocional. O trabalho que fazemos é para acolher, tirar dúvidas, preencher e amenizar a angústia que essas pessoas sentem”, explica a gerente do serviço de Psicologia da FCecon, Graciete Ribeiro.

Além do serviço na sala de espera e beira leito, a equipe realiza abordagens nos casos de pacientes que estão em sala de medicação e em consulta médica. “É a primeira vez que temos a interconsulta na Urgência, com a equipe da Psicologia acompanhando as consultas médicas e dando o apoio psicológico necessário ao paciente e familiar, principalmente no luto. Esse serviço traz melhorias psicossociais, atenção humanizada e adesão às terapêuticas, assim como às intervenções multiprofissionais”, afirma a gerente do Serviço de Pronto-Atendimento da FCecon, enfermeira Kamila Sena.

Humanização – A implantação do atendimento psicológico na Urgência durante os horários de maior fluxo no setor (manhã e tarde) segue os princípios do Programa Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde (MS). Na avaliação do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o serviço oferecido vai de encontro com outras ações que a Fundação tem instituído.

“É um novo momento que estamos vivendo dentro da instituição. Assim como o projeto para pacientes indígenas, a implantação do serviço de Psicologia na Urgência veio para humanizar o atendimento aos pacientes que nos procuram fragilizados, com dores e em sofrimento. São iniciativas importantíssimas para que esses pacientes se sintam acolhidos e encorajados a dar continuidade ao tratamento”, avalia Mourão.

Atendimentos – Na FCecon, além dos pacientes, os acompanhantes recebem o apoio dos profissionais da Psicologia. É nos familiares que os pacientes encontram, na maioria das vezes, o apoio que necessitam para lidar com a doença e o tratamento.

“Muitas vezes, as pessoas estão precisando só desabafar, estão precisando de um colo. E nós ouvimos, fazemos a intervenção e orientamos. Então o serviço é voltado aos pacientes e também aos seus familiares”, diz Graciete Ribeiro.

Para ter acesso ao acompanhamento dos psicólogos da Fundação em consultas ambulatoriais, pacientes e acompanhantes recebem um encaminhamento dos profissionais de saúde que atuam na FCecon. Mas o familiar também pode solicitar pessoalmente o acompanhamento diretamente no próprio setor, que fica no Ambulatório da FCecon e funciona de segunda a sexta-feira.

Publicidade

Leia mais

Gestantes, crianças, puérpera e idosos serão os primeiros a serem vacinados contra a gripe

elayne

Policlínica Codajás realizou 600 reavaliações de pacientes portadores de estomia no Amazonas

elayne

‘Saúde com Agente’ do RS avalia como positivas as ações da Prefeitura de Manaus na atenção básica

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais