Conexão Amazônica
GERAL

Manaus aguarda doses para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid

Publicidade

O Ministério da Saúde incluiu crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19

Manaus (AM) – A capital amazonense está aguardando a nota técnica e o envio de doses pelo Ministério da Saúde para programar a vacinação contra a Covid-19 das crianças de 5 a 11 anos na capital, conforme informou, nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Manaus.

Publicidade

A inclusão desse público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 foi anunciada, oficialmente, na tarde de quarta-feira (5), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na ocasião, foi apresentada uma estimativa de entrega no Brasil do primeiro lote de vacinas pediátricas para a próxima quinta-feira (13). A distribuição aos estados, segundo o ministro, começará a ser feita no dia seguinte, sexta-feira (14), se o cronograma for cumprido.

Após o recebimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, definirá a estratégia para atender esse público, considerando as quantidades de doses por remessa.

Qual será a ordem de prioridade na vacinação?

Segundo a nota técnica divulgada pelo governo, a ordem de prioridade na imunização será a seguinte:

crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades

crianças indígenas e quilombolas

crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19

crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade: primeiro, as de 10 e 11 anos; depois, as de 8 e 9 anos; em seguida, as de 6 e 7 anos; e, por último, as crianças de 5 anos.

Será necessário receita médica para vacinar a criança?

Não. O Ministério da Saúde orienta que os pais “procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização” – mas não exigirá receita médica para aplicar a vacina.

A autorização por escrito só será necessária se não houver pai, mãe ou responsável presente no momento em que a criança for vacinada.

Qual será o intervalo entre doses?

Oito semanas (cerca de 2 meses).

A vacina é segura para as crianças?

Sim. Os especialistas ouvidos pela Anvisa e que falaram durante a aprovação da vacina da Pfizer para as crianças consideraram que os benefícios da vacina superam os riscos.

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena acumulada deve pagar hoje prêmio de R$ 130 milhões

elayne

Prefeitura de Manaus padroniza cardápio com novo ‘Fluxo da Merenda Escolar’

elayne

Estudo diz que negros têm maior chance de sofrerem abordagem policial

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais