Conexão Amazônica
SAÚDE

Ministério da Saúde admite que variante Ômicron predomina no Brasil

Publicidade

Informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta terça-feira (11). Cepa tem se mostrado mais contagiosa

Brasília (DF) – Com pouco mais de 40 dias circulando no Brasil, a variante Ômicron, da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, já é a principal cepa infectante no país.

A confirmação ocorreu nesta terça-feira (11). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao chegar à sede da pasta, em Brasília, foi categórico: “A variante Ômicron já é prevalente no Brasil.”

A cepa foi identificada pela primeira vez no país em 30 de novembro de 2021. A variante tem se mostrado mais contagiosa que as demais já registradas pelas autoridades sanitárias.

“Infelizmente, ela já é prevalente aqui no Brasil, nós estamos assistindo ao aumento de casos. E como em outros países que têm uma campanha forte como a nossa [de vacinação], a nossa expectativa é que não ocorra um impacto em hospitalização e óbitos”, frisou.

A primeira morte causada pela variante Ômicron no Brasil foi confirmada em 6 de janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (GO).

O paciente, de 68 anos, era hipertenso e tinha doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a pasta, ele havia recebido três doses de vacina contra a Covid-19: duas no esquema primário e uma de reforço.

Desde o início da pandemia, o Brasil já registrou 22,6 milhões de casos de Covid-19, sendo que 620 mil pessoas não resistiram às complicações da doença.

UTIs

Na segunda-feira (10), Queiroga afirmou que, em caso de aumento de internações por causa da variante Ômicron, o Brasil tem a capacidade de duplicar a quantidade de leitos de terapia intensiva (UTIs).

Queiroga comentou brevemente o comportamento sanitário que a variante tem tido no Brasil. “A Ômicron é mais transmissível, mas não temos observado um aumento de óbitos”, pontuou.

Por fim, o ministro disse estar confiante. “O cenário pandêmico é de incerteza, por causa da Ômicron, mas temos a esperança de não haver uma explosão de internações e de mortes”, concluiu.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus alerta para uso racional de medicamentos

elayne

Prefeitura de Manaus centraliza oferta de BCG em quatro unidades de saúde da rede municipal

elayne

Governo do Amazonas recebe mais de cinco mil máscaras de proteção doadas por empresas do setor privado

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais