Em todas as zonas de Manaus, pontos instalados em 16 supermercados funcionarão nesta quinta e sexta-feira (13 e 14)
Manaus (AM) – Ao acompanhar o início da vacinação contra a Covid-19 em supermercados nesta quinta-feira (13), o governador Wilson Lima destacou que Estado e a Prefeitura de Manaus, ao levarem a imunização para onde a população está, ampliam as oportunidades para que mais pessoas completem o esquema vacinal.
Até esta sexta-feira (14), os postos montados pelo Governo e Prefeitura em 16 supermercados em todas as zonas da capital vão atender o público das 9h às 20h. A estratégia tem o objetivo de avançar na imunização e fazer frente ao aumento de casos da Covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado.“
Há uma procura muito grande pela vacinação. É uma estratégia que a gente está adotando para oportunizar que mais pessoas possam se imunizar. Faço um apelo para que todos tomem a vacina. Hoje nós temos vacina para todo mundo no estado do Amazonas. Qualquer posto que você procurar hoje tem vacina para primeira dose, segunda dose e terceira dose“
, disse o governador
Em cada supermercado foi montado um posto de vacinação. Ao todo, 120 servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) estarão atuando nos locais. Além dos postos nos supermercados, as unidades da prefeitura seguem ofertando os imunizantes, segundo o Município, em 60 postos na capital.
Luciana Furtado, de 35 anos, foi ao supermercado DB, do bairro Ponta Negra, para tomar a terceira dose. “Eu soube pela televisão, como estava na data certa, decidir vir tomar. A doença está aí e a gente tem que se prevenir, temos que tomar a vacina, sim”, disse.
Ao todo, 5.594.870 doses de imunizantes contra o novo coronavírus foram aplicadas em todo o estado, até a quarta-feira (12), sendo 2.782.821 de primeira dose, 2.256.264 de segunda dose, 56.906 em dose única, 498.838 de 1ª dose de reforço e 41 de 2ª dose de reforço.
Testagem
Wilson Lima disse ainda que ofereceu ao prefeito de Manaus, David Almeida, o Centro de Convenções Vasco Vasques para servir de ponto de testagem para o novo coronavírus. O espaço deve ser aberto para esse serviço nos próximos dias e será uma parceria entre FVS-RCP, SES-AM e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).