Conexão Amazônica
GERAL

Anúncios de festas circulam nas redes em meio a surto de Covid

Publicidade

Conforme o novo decreto do Governo do Estado do Amazonas, está suspensa a realização de eventos de qualquer natureza com vendas de ingressos desde 9/1

O anúncio e a articulação de festas clandestinas em Manaus, em plena crescente de casos de Covid-19, desafiam o poder público diante da proibição de eventos em caráter público e privado com mais de 200 pessoas. Enquanto shows e blocos de carnaval foram suspensos desde o dia 9 de janeiro, ainda é possível encontrar nas redes sociais convites para bailes sem limite de público nem exigência de carteira de vacinação.

Publicidade

No início da tarde desta quinta-feira, 13/1, um perfil de eventos no Instagram anunciou para domingo, 16/1, a partir das 12h, uma festa com entrada gratuita até às 14h. No perfil, um aviso de que a balada ocorreria sem limite de pessoas. “Podem ficar tranquilos”, dizia o comunicado. “Não é preciso cartão de vacina”.

Após a repercussão negativa da ação, o perfil fez uma publicação de cancelamento do show, duas horas depois. Contudo, em chat do evento no whatsapp, os organizadores anunciaram que ainda planejavam manter a festa. “Ainda vai rolar. Aguardem mais informações nesse grupo”, diz um contato.

Questionados por um dos integrantes sobre a proibição determinada pelo Governo, um dos organizadores admitiu que a intenção do anúncio era despistar a polícia. “É pra polícia não bater”, diz. Os prints das conversas foram vazados e circularam pelas redes sociais ao longo da tarde. Posteriormente, o chat no whatsapp também foi excluído.

Novo decreto

Conforme o novo decreto do Governo do Estado do Amazonas, está suspensa a realização de eventos de qualquer natureza com vendas de ingressos desde o último domingo, 9/1. Nas primeiras horas do dia de vigência dessa determinação, sete estabelecimentos foram vistoriados pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Ainda naquela madrugada, três festas que promoviam aglomeração foram encerradas pela Polícia Militar, uma delas no Atlético Clube Rio Negro, zona Sul, onde foi identificada a presença de mais de 500 pessoas.

O então coordenador da CIF, major Marco Gama, explicou que as fiscalizações serão intensificadas para cumprimento da medida. “As fiscalizações de hoje têm foco no novo decreto do governador, em virtude do aumento nos casos de Covid-19. A CIF estará nos eventos em que já houve denúncias com relação ao descumprimento deste decreto”, disse.

Denúncias

Para o chefe de Operações Integradas, Renan Libório, a população também faz parte do trabalho feito pela CIF ao denunciar os estabelecimentos que descumprem as medidas sanitárias e decretos governamentais. As denúncias podem ser feitas por meio do 190, o telefone de ligações emergenciais da PM.

“A população tem papel fundamental não apenas em cumprir as medidas previstas para o combate à pandemia, mas também ao denunciar as festas clandestinas ou outros delitos”, frisou Libório.

Publicidade

Leia mais

Ageman está analisando Plano de Expansão do Esgotamento 2023-2045

elayne

Técnicos do Orçamento, da equipe de Guedes, pedem exoneração

elayne

Prefeitura ofertará 30 vagas para evento sobre ‘Imagem Pessoal e o Mercado de Trabalho’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais