Conexão Amazônica
SAÚDE

AM atinge meta de diagnóstico de sarampo em tempo acima da média

Publicidade

A emissão de resultado de sorologia em tempo oportuno é fundamental para o monitoramento dos casos suspeitos e da circulação viral

Manaus (AM)- O Amazonas alcançou a meta de liberação oportuna de resultados para o diagnóstico laboratorial de sarampo na rede de saúde pública, emitindo 95,83% dos resultados em tempo oportuno, conforme avaliação do Ministério da Saúde. O Estado ultrapassou a média nacional, que foi de 88,64%.

Os dados são referentes a exames de sorologia (pesquisa de anticorpos IgM e IgG) realizados em 2021 na rede de saúde pública do Estado, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a emissão de resultado de sorologia em tempo oportuno é fundamental para o monitoramento dos casos suspeitos e da circulação viral.

A Vigilância Laboratorial do sarampo no Amazonas, realizada conforme o plano de ação do Ministério da Saúde, é fundamental para o alcance da recertificação de eliminação do sarampo no Brasil

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP

A velocidade com que os diagnósticos são emitidos impacta diretamente na saúde pública.

Um dos exames de diagnóstico laboratorial de sarampo é a Sorologia Elisa IgM/IgG (exame de referência padrão para o diagnóstico), em que é coletado sangue do paciente suspeito da doença nas unidades de saúde e encaminhado ao laboratório.

Atualmente, esse é o método mais utilizado para diagnóstico de sarampo, por meio da pesquisa de anticorpos.

Além do diagnóstico laboratorial do sarampo por meio da sorologia, o Lacen-AM realiza o diagnóstico diferencial para outros agravos de doenças exantemáticas, sendo um dos poucos no Brasil a realizar também a detecção viral por meio da técnica de RT-PCR em tempo real (biologia molecular), implantada em outubro de 2020 após capacitação recebida no Laboratório de Referência Nacional do Sarampo na Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro. (Fiocruz-RJ).

Publicidade

Leia mais

Público de 18 a 59 anos, com comorbidades, volta a receber a primeira dose da vacina

elayne

Hospital de Combate à Covid-19 utiliza cabine de descontaminação para preservar a saúde dos colaboradores

Daly Ruiz

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais