Conexão Amazônica
BRASIL

Prefeitura de Manaus se antecipa para minimizar impactos dos alagamentos em Manaus

Publicidade

Antecipando ações emergenciais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), iniciou o trabalho de recolhimento de lixo e outros materiais das ruas e igarapés da capital. O secretário do órgão, Sabá Reis, destacou os impactos das chuvas e as ações realizadas como a limpeza do igarapé do Passarinho, na zona Norte, que aconteceu nesta terça-feira, 18/1, um trabalho que a secretaria está dando continuidade na área e que começou no dia 1º de janeiro deste ano.

“Depois daquele dilúvio de segunda-feira, a prefeitura do David está aqui no igarapé do Passarinho, por meio dos nossos heróis da Semulsp, cuidando da limpeza do igarapé, com capinação e removendo todo o lixo e entulho. Vamos nos ajudar, evite jogar sujeira no igarapé, porque caso contrário, toda vez vai acontecer o que ocorreu ontem”, enfatizou Sabá Reis.

Publicidade

Ainda no igarapé do Passarinho, a equipe de poda da Semulsp segue limpando o local. Além disso, outra área que recebeu serviços foi o bairro Japiim, na zona Sul de Manaus.

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como a Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Ceam, praia da Lua, e ainda regiões rurais, como as comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.

E nesta terça-feira, 18/1, não foi diferente, toda a orla da Manaus Moderna recebeu serviços de limpeza. A Semulsp também realiza limpeza próximo ao porto de Manaus, além do igarapé da comunidade Nossa Senhora de Fátima, área rural da capital.

700 toneladas de lixos

A Prefeitura de Manaus realizou, no último domingo,16/1, o transbordo de 700 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material retirado das orlas pelas equipes da Semulsp foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, da AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retirou em média 35 toneladas, por dia, de lixo, ao longo de 2021. Grande parte desse material retirado das águas é composta de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.


Texto – Rebeca Mota / Semulsp
Fotos – Divulgação / Semulsp

Publicidade

Leia mais

Empregos preservados com acordos trabalhistas superam 7,2 milhões

elayne

Pará decreta situação de emergência devido a incêndios florestais

elayne

Justiça determina que Google retire vídeos por intolerância religiosa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais