Conexão Amazônica
POLÍTICA

Indígena Vanda Ortega anuncia pré-candidatura a deputada federal do AM

Publicidade

Da etnia Witoto, se eleita, será a primeira mulher indígena a ocupar o cargo de deputada federal no Amazonas e apenas a segunda de todo o país

Manaus (AM) – No último sábado (15), o Partido Rede Sustentabilidade anunciou a filiação de Vanda Ortega, originária do povo Witoto, conhecida por ser militante das causas indígenas e a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 no Amazonas. Nas redes sociais, o partido também informou que Vanda é pré-candidata a deputada federal no Estado neste ano eleitoral.

Publicidade

Vanda Ortega, mulher indígena, liderança do povo Witoto, é a mais nova filiada da Rede Sustentabilidade Amazonas! É pré-candidata a deputada federal e sua eleição será um marco histórico na defesa das causas indígenas no Amazonas e no Brasil

, declarou a legenda através de nota

Em conversa com a equipe do Em Tempo, Vanda declarou que a sua filiação com o partido veio em um momento político importante na história do país, onde os direitos estão retrocedendo e os ataques as populações indígenas e meio ambiente estão sendo dando de maneira cada vez mais violenta.

“As pessoas estão nesse cenário esquecendo de algo muito importante, que é a construção de políticas públicas direcionadas para a sociedade, visando a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, disse ela.

Ela também disse que ao receber o convite do partido, já contou com o apoio da deputada federal Joênia Batista e da presidente do partido Rede, Marina Silva. Joênia, da etnia Wapichana, foi a primeira mulher indígena eleita como deputada federal no Brasil e Marina Silva, já foi candidata à presidência e sempre priorizou pautas ambientais em seus planos de governo.

A rede, foi o único partido que deu condição para uma candidatura indígena no Amazonas. Nesse estado que tem a maior população indígena, nós não temos um parente (termo utilizado para se referir a indígenas de etnias distintas), uma representação nesse cenário político

, salientou Vanda

De acordo com dados do censo de 2010, disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado do Amazonas detém a maior população indígena no país, contabilizando mais de 100 mil pessoas, distribuídas em cerca de 65 comunidades pelo território. Apesar disso, o número de representação no meio político é baixo, estimativa essa que Vanda afirma a necessidade de reverter.

“Nós acreditamos que é chegada a hora de ocuparmos esses lugares, por mais mulheres na política, que tenhamos as nossas vozes representadas neste espaço de tomada de decisão”, finalizou a pré-candidata.

  Wanda é técnica de enfermagem e se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19 atuando desde o início da pandemia em sua comunidade Parque das Tribos, em Manaus. Além disso, ela é servidora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), aluna de graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e faz parte da Coordenação dos Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas-MEIAM.  

Em suas redes sociais, ela comemorou os anúncios, e frisou a importância da união de representantes indígenas na política. 

“Agora é oficial sou o fio mais novo para tecer uma candidatura que represente os povos indígenas no Estado do Amazonas. Vamos tecer e fortalecer está rede de Tucum juntas e juntix”, escreveu ela.

Conforme o cientista político Carlos Santiago, apesar de estarmos inseridos em um país onde existe uma grande população indígena, isso não se reflete nas casas legislativas, o que torna a democracia representativa do país, imperfeita.

“É preciso avançar. Precisamos dar voz e poder aos povos indígenas, que são importantes para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil. Hoje, os indígenas são massacrados, sofrem violências e são esquecidos por políticas públicas porque não possuem representatividade no Congresso Nacional”, salientou o especialista.   

Publicidade

Leia mais

Joelson Silva espera que nova lei possa reduzir números da violência contra mulher

elayne

Observadores participam de palestras sobre processo eleitoral

elayne

Última Sessão Plenária de 2022 foi marcada por despedida dos parlamentares

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais