Conexão Amazônica
GERAL

Programa prevê proteção de indígenas em situação de risco

Publicidade

Portaria que institui o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial foi publicada nesta segunda

O governo federal publicou nesta segunda-feira (24) uma portaria que prevê a proteção de povos indígenas em situações de urgência e emergência. O texto, divulgado no DOU (Diário Oficial da União), especifica uma série de medidas para enfrentamento de calamidade pública, conflitos fundiários e territoriais, e execução de planos de contingência para situações de contato com indígenas isolados. 

Publicidade

O texto que institui o Proepet (Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial) também prevê ações em situações de emergência em saúde pública que estão fora das competências do Ministério da Saúde, como a realização de barreiras sanitárias protetivas de áreas indígenas.

O programa deverá cumprir as seguintes fases: recrutamento e seleção de servidores públicos; curso de formação; composição do Banco de Servidores do Proepet; análise de denúncias enviadas pelos indígenas; análise de cenários críticos e criação de soluções emergenciais; e planejamento, execução e pós-execução de operações especiais.

A Diretoria de Proteção Territorial da Funai (Fundação Nacional do Índio) será a responsável pelo planejamento das fases do programa, execução, coordenação e disponibilização de recursos financeiros e orçamentários. A portaria entra em vigor a partir do dia 1º de fevereiro de 2022.

Publicidade

Leia mais

Queda, afogamento e queimadura lideram acidentes de crianças em férias

elayne

Agora instalação de ‘medidores aéreos’ é proibida por lei no Amazonas

elayne

Idam ressalta trabalho silencioso e grandioso dos produtores rurais de Lábrea

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais