Conexão Amazônica
MUNDO

Otan reforça defesa da fronteira com a Ucrânia com aviões e navios

Publicidade

Aliança militar declarou que a medida ocorre para contrabalançar a concentração de tropas russas na região

Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reforçaram a capacidade de defesa do flanco leste da Europa com o envio de aviões e navios para contrabalançar a concentração de tropas russas na fronteira com a Ucrânia — anunciou a instituição nesta segunda-feira (24).

Publicidade

Os países da aliança “estão pondo forças em estado de alerta e enviando navios e aviões de combate adicionais para deslocamentos da Otan no Leste Europeu, reforçando a dissuasão e a defesa”, disse a organização em um comunicado.

“A Otan continuará tomando todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os aliados, inclusive reforçando a parte oriental da aliança”, afirmou seu secretário-geral, Jens Stoltenberg, na nota.

A organização destacou que a Espanha “está enviando navios para se juntarem às forças navais da Otan e está considerando enviar aviões de combate para a Bulgária”, entre outras iniciativas.

“A Dinamarca enviará uma fragata para o Mar Báltico e mobilizará quatro caças F-16 para a Lituânia em apoio à missão de vigilância aérea da Otan na região”, acrescentou a organização.

Do mesmo modo, completa a nota divulgada, a França “manifestou sua disposição de enviar tropas para a Romênia sob o comando da Otan”.

Enquanto isso, a Holanda enviará “dois caças F-35 à Bulgária, a partir de abril, para apoiar as atividades de vigilância aérea da Otan na região e colocará um navio e unidades terrestres de prontidão para a Força de Resposta da Otan”.

O principal aliado da organização, os Estados Unidos, “também deixou claro que planeja aumentar sua presença militar na zona leste da aliança”, disse Stoltenberg.

Publicidade

Leia mais

Jacaré gigantesco surpreende banhista no meio do rio; veja vídeo

elayne

Austrália: projeto obriga Facebook a pagar conteúdo jornalístico

elayne

Argentina registra aumento recorde de novos casos de covid-19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais