Conexão Amazônica
SAÚDE

Mais 1,8 mi doses pediátricas começam a chegar aos estados

Publicidade

A nova remessa chegou na madrugada desta segunda-feira (31) e passa por controle de qualidade antes de ser entregue aos entes

Os entes federados começam a receber mais uma remessa da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19. Chegaram ao país, na madrugada desta segunda-feira (31), mais 1,8 milhão de doses, que serão distribuídas de acordo com a proporcionalidade populacional. Antes, o lote passa por inspeção pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade). 

Publicidade

Este é o quarto lote da vacina pediátrica da Pfizer contra o novo coronavírus, somando 6,1 milhões de unidades da farmacêutica já entregues em janeiro para a campanha de vacinação. Até março, todas as doses da Pfizer que chegarem ao Brasil serão destinadas ao público infantil, de 5 a 11 anos. 

A diferença entre a vacina adulta e a vacina pediátrica está marcada pela cor do frasco e pela dosagem. As crianças até 11 anos recebem um terço da dose adulta. Para evitar erros nas aplicações, as vacinas da Pfizer para pessoas com 12 anos ou mais são armazenadas em ampolas roxas, enquanto as pediátricas são envasadas em um frasco laranja. 

“Segundo a bula, outra diferença é que cada frasco da vacina adulta, antes da diluição, contém 0,45 ml, que podem ser convertidos em até seis doses da vacina. Diferente da vacina pediátrica, que possui 1,3 ml do imunizante, o que pode corresponder a até 10 doses por frasco”, detalha o Ministério da Saúde. 

A previsão da pasta é que esta nova remessa tenha a entrega finalizada aos estados e ao Distrito Federal na quarta-feira (2). O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, também detalhou o cronograma de entrega para fevereiro. “A estimativa é a chegada de 5,4 milhões de imunizantes da Pfizer, distribuídos em três voos com aproximadamente 1,8 milhão de doses cada um”, escreveu, pelas redes sociais. A previsão é que as doses cheguem nos dias 10, 17 e 24 de fevereiro, de avião.

Além das vacinas da Pfizer, o Brasil também imuniza o público infantojuvenil, de 6 a 17 anos, com o imunizante da CoronaVac. Para este público, os estados e o DF receberam 734 mil unidades produzidas pelo Instituto Butantan, em janeiro. 

Fonte: R7

Foto:GIULIA RODRIGUES/VIRACOPOS

Publicidade

Leia mais

Dia Mundial da Saúde: cuidando do nosso bem mais precioso

Daly Ruiz

Especialistas mostram como prevenir a hipertensão arterial

elayne

Novembro Azul: saiba como um simples exame de sangue pode ajudar na detecção do câncer de próstata 

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais