Conexão Amazônica
CIDADES

Ações de controle do Aedes aegypti serão intensificadas em dez bairros de Manaus

Publicidade

Em 2021, foram notificados 5.776 casos de dengue em Manaus, sendo 2.433 na zona Oeste, onde o bairro Compensa registrou o maior número de casos no ano, com 621, seguido dos bairros Alvorada (388), Redenção (213), Lírio do Vale (177), Nova Esperança (157), Santo Agostinho (94) e Tarumã (63)

A Prefeitura de Manaus, no período de 7/2 a 15/3, irá realizar em dez bairros de Manaus, sendo três na zona Leste e sete na zona Oeste, uma intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, com a aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) Pesada, por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Publicidade

O chefe do Núcleo de Controle da Dengue da Semsa, Alciles Comape, explica que a intensificação vai acontecer em bairros que apresentam maior índice de infestação por Aedes aegypti, assim como de casos notificados e confirmados de dengue.

“Foi realizada uma avaliação da situação de cada bairro de Manaus, identificando as áreas de maior risco para a ocorrência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A partir dessa análise, foram elaboradas diversas estratégias de atuação no combate ao mosquito, de acordo com a necessidade de cada comunidade. A aplicação do inseticida com a UBV Pesada, que vai atingir 50 quarteirões por dia, é uma dessas estratégias”, informa Alciles.

O trabalho será realizado nos bairros São José, Jorge Teixeira e Tancredo Neves, que notificaram no ano passado 437 casos de dengue, o que representou 45,4% do total de casos da zona Leste de Manaus; e nos bairros Alvorada, Tarumã, Lírio do Vale, Redenção, Nova Esperança, Compensa e Santo Agostinho, que registraram em 2021, 1.713 casos de dengue, representando 70,4% do total da zona Oeste.

Já neste ano, do total de 127 casos notificados de dengue em Manaus, as zonas Leste e Oeste já representam 56,7% das notificações, com maior registro nos bairros Jorge Teixeira (15); São José Operário (9); Tancredo Neves e Nova Esperança (6); e Alvorada e Tarumã (4).

“A UBV Pesada é uma técnica para o bloqueio químico do mosquito, em que o equipamento de pulverização do inseticida é acoplado a um veículo, o que permite atingir um maior número de quarteirões e imóveis em cada território. Diferentemente das ações de controle vetorial com o bloqueio mecânico, que elimina depósitos que servem como criadouros e onde são encontrados os ovos e larvas do aedes, a UBV Pesada é utilizada para a eliminação do mosquito adulto”, explica Alciles.

Notificações

Em 2021, foram notificados 5.776 casos de dengue em Manaus, sendo 2.433 na zona Oeste, onde o bairro Compensa registrou o maior número de casos no ano, com 621, seguido dos bairros Alvorada (388), Redenção (213), Lírio do Vale (177), Nova Esperança (157), Santo Agostinho (94) e Tarumã (63).

Nesse mesmo período, a zona Leste registrou 963 casos de dengue, com o bairro São José notificando 186 casos, seguido do bairro Jorge Teixeira (153) e Tancredo Neves (98).

Neste ano, Manaus registrou 127 casos notificados de dengue. Desse total, a zona Leste registrou 38 casos, com 78,9% notificados nos bairros Jorge Teixeira, São José Operário e Tancredo Neves. Já a zona Oeste registrou este ano 34 casos, sendo que 55,9% desse total foram notificados nos bairros Nova Esperança, Alvorada, Tarumã, Compensa, Lírio do Vale, Santo Agostinho e Redenção.

Os números, segundo ele, mostram que ainda é necessário um cuidado maior, com reforço das ações de controle vetorial e de educação em saúde para orientar a população sobre prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito.

“Além de bloqueio químico com a aplicação de inseticida para eliminação do aedes, a Semsa realiza, com o apoio de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, o bloqueio mecânico para a eliminação dos criadouros em visitas domiciliares. Os moradores são estimulados a realizar a vistoria no domicílio, pelo menos uma vez na semana, eliminando ou realizando a limpeza de recipientes que podem acumular água, evitando ambientes propícios para a proliferação do Aedes aegypti”, ressalta Comape.

Fonte:TH

Publicidade

Leia mais

Prefeitura conclui construção de pontes no bairro São Jorge

elayne

Casa Jacamim e Abrigo do Coroado recebem kits de higiene da Seas

elayne

Consumidor com conta de luz atrasada não terá serviço suspenso durante 30 dias, afirma presidente da Comdec

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais