Conexão Amazônica
SAÚDE

Retinoblastoma: saiba mais sobre o câncer nos olhos da filha de Tiago Leifert

Publicidade

Especialista em oncologia pediátrica alerta para sinais, diagnóstico e tratamento da doença

O câncer na retina ou retinoblastoma, é um tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão e pode afetar um ou ambos os olhos. A doença ocorre, geralmente, antes dos 5 anos de idade e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o principal sintoma é um reflexo brilhante no olho doente.

“É parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados à noite. As crianças podem ainda ficar estrábicas (vesgas), ter dor e inchaço nos olhos ou perder a visão”, explica o INCA.

A oncologista pediátrica do Sistema Hapvida em Manaus, Paula Carvalho alerta sobre os sinais que a criança dá através dos olhares e como ocorre o tratamento da doença.

“Os principais sinais do retinoblastoma são o reflexo branco do olho em vez de vermelho quando faz foto com flash, estrabismo e ficar com a cabeça de lado para conseguir enxergar. Cerca de 35% dos casos do retinoblastoma tem origem genética, a criança tem mutação no gene supressor de tumor RB1. O tratamento visa preservar o olho o máximo possível. É feito com auxílio do oftalmologista que realiza laserterapia, crioterapia e associado com quimioterapia. Também pode ser necessário radioterapia. E, algumas vezes, enucleação (retirada) do globo ocular”, destaca.

Filha de Tiago Leifert

A pequena Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, está com retinoblastoma. Eles fizeram o comunicado nos últimos dias através de um vídeo publicado nas redes sociais. O casal informou que a menina já passa por tratamento há quatro meses, durante os quais ela fez quatro sessões de quimioterapia.

Leifert contou ainda que Lua está com o grau E da doença, que é o máximo, mas enxerga bem com o olho esquerdo. Já o direito precisa de mais cuidados durante o tratamento. Ainda segundo o apresentador, eles optaram por revelar o diagnóstico da filha para alertar famílias com crianças pequenas.

A esposa de Tiago informou que eles tiveram “sorte” de descobrir o câncer logo no início porque o jornalista percebeu um movimento irregular nos olhos da filha. “A Lua sempre enxergava tudo e a gente nunca imaginou que algo estivesse impedindo a visão dela. Só que o Tiago começou a perceber um movimento estranho no olhinho da Lua”, contou.

Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 7,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, Premium Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 38 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 49 hospitais, 203 clínicas médicas, 49 prontos atendimentos, 176 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Publicidade

Leia mais

Opas eleva risco de febre do Oropouche nas Américas para alto

elayne

Parto em domicílio pode ser alternativa durante pandemia, mas exige alguns cuidados

elayne

Número de internados por Covid-19 no interior cai mais da metade em 12 dias

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais