A ação foi registrada em áreas como Adrianópolis, Parque 10, Compensa, Centro, Redenção, São Jorge, Japiim e Jorge Teixeira.
A noite desta quinta-feira, 10/02, em Manaus, foi marcada por um foguetório que durou cerca de 15 minutos. Nas redes sociais, a queima de fogos foi atribuída ao aniversário Comando Vermelho – facção que mantém o domínio do tráfico na capital.
A ação foi registrada em áreas como Adrianópolis, Parque 10, Compensa, Centro, Redenção, São Jorge, Japiim e Jorge Teixeira.
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, o Comando Vermelho já controla grande parte das comunidades de Manaus.
Facções
No mês passado, matéria do TODA HORA divulgou levantamento feito pela Polícia Militar (PM), que havia identificado cinco facções criminosas, que disputam o controle do tráfico de drogas em Manaus.
De acordo com o documento, a maioria das 80 localidades, entre bairros e comunidades, monitoradas pela PM, é comandada por integrantes do Comando Vermelho (CV), que para manter o controle passou a travar uma disputa sangrenta com o Cartel do Norte (CDN), Primeiro Comando da Capital (PCC), a quase extinta Família do Norte (FDN) e a recém criada Revolucionários do Amazonas (RDA).
Para tentar frear as ações de facções criminosas, principalmente, o elevado índice de assassinatos, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou uma série de ações e operações, como o ‘Cidade Mais Segura’. Além disso a Polícia Civil passou a efetuar mais prisões de chefes do tráfico e a PM monitora áreas tipificadas como vermelhas e intensifica o policiamento.
Fonte:TH