Conexão Amazônica
AMAZONAS

Em dois meses, apreensões da Base Arpão geraram prejuízo de mais de R$ 4 milhões ao crime

Publicidade

Ainda foram efetuadas 17 prisões por crimes ambientais, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, as apreensões efetuadas pelos agentes que atuam na Base Fluvial Arpão geraram mais de R$ 4 milhões em prejuízo ao crime. Ainda nos dois primeiros meses do ano, a Base Arpão prendeu 17 pessoas em decorrência de crimes ambientais, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Lançada pelo governador Wilson Lima em agosto de 2020 para combater o narcotráfico, a pirataria e os crimes ambientais na região do rio Solimões, a Base Arpão está localizada nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), tenente-coronel Lima Júnior, a presença da polícia naquela região além de causar prejuízo ao crime, leva segurança para a população.

“A sensação de segurança que é trazida aos moradores é muito importante. Além disso, eles conseguem voltar para a vida normal, que é trabalhar, andar pelos rios e não ser atacado por piratas. Todas as embarcações que passam pelo médio Solimões, são abordadas e é isso que traz a sensação de segurança”, afirmou.

Durante as ações, foram retirados das mãos de infratores mais de 100 quilos de entorpecentes, entre maconha e cocaína, mais de oito toneladas de carnes de animais ameaçados de extinção e protegidos por Lei, como pirarucu e jacaré, além de cinco armas de fogo e 92 munições.

“Nós estamos aqui nessa localidade para combater qualquer tipo de crime, seja ambiental ou penal. E não somente entorpecentes, apreendemos armas de fogo e as prisões também aumentaram bastante”, explicou o tenente-coronel.

Segurança aos ribeirinhos
Com o combate à criminalidade, os ribeirinhos daquela localidade podem se sentir mais seguros. O pescador Ocinei Moreira, de 43 anos, ressaltou a importância dos policiais da Base Arpão para as comunidades.

“Depois que a Base Arpão chegou aqui no nosso município de Coari, teve grande importância para a nossa comunidade, porque toda a população sente segurança. Quando não havia a Base, era difícil sair de casa, e agora com ela próxima ficou melhor”, disse.

Efetivo
Projeto inédito criado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a base conta com um efetivo de policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães, militares dos batalhões especializados da Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros e Força Nacional.

Fonte: TH

Publicidade

Leia mais

Justiça nega liberdade para influencer envolvido em esquema de venda de rifas pela internet em Manaus

elayne

STF vai analisar lei que impede instalação de novos medidores de energia do Amazonas

elayne

Nova gasolina aditivada Ativamax é lançada em Manaus e garante até 11% de redução no consumo

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais