Conexão Amazônica
CULTURA

Adjuto Afonso homenageia na Aleam 40 anos da Associação junina “Os Marupiaras de Petrópolis”

Publicidade

Para o deputado Adjuto Afonso, o grupo folclórico cumpre não só o propósito de preservar a história, os costumes e as tradições populares por meio de apresentações folclóricas, mas também de resgatar jovens através de trabalhos sociais desenvolvidos no bairro.

“Convidamos a presidente da associação, Margareth Graça Soutelo da Silva, para relatar a importância da Marupiaras quanto à preservação das nossas histórias, contada através das lindas apresentações dessa instituição, que sabe que pode sempre contar com o apoio do nosso mandato no que diz respeito à valorização da cultura, destinando sempre emenda parlamentar para ajudar nesse importante trabalho social que a quadrilha desenvolve resgatando e apoiando jovens e adolescentes”, destacou o parlamentar.

Publicidade

Margareth Graça Soutelo da Silva, agradeceu ao deputado Adjuto Afonso pela ajuda e trabalho desenvolvido junto aos mais de 30 grupos folclóricos que o parlamentar apoia.

“Quero agradecer ao deputado Adjuto que, com ou sem mandato, nunca nos abandonou. Nós queríamos que tivesse mais parlamentares como o deputado Adjuto Afonso, que há anos abraçou a nossa causa e é um incentivador do folclore amazonense, sempre colaborando com emenda parlamentar para nossa associação. Nós temos uma bonita história com o senhor deputado, que ajuda diretamente mais de 30 grupos folclóricos e sabe que a nossa quadrilha não só dança, mas nosso ginásio atende também nossa comunidade do bairro com muito sucesso e apoio na vida de adolescentes e jovens”, disparou Margareth.

A Associação Recreativa e Folclórica Quadrilha os Marupiaras completa 40 anos no próximo dia 20 de março. “Os Marupiaras”, cujo significado é “Povo Alegre”, nasceu oficialmente em 1985, na Igreja Católica São Pedro, pelo grupo JEBAM, porém já se reunia com os brincantes desde os primórdios de 1982. É uma das tradicionais quadrilhas folclóricas do Estado do Amazonas, que objetiva proporcionar aos brincantes e à comunidade em geral maior conhecimento dos valores tradicionais, hábitos e costumes característicos da cultura do povo amazonense.

A associação é considerada de Utilidade Pública desde 1991, também faz parte das programações folclóricas e das atividades do calendário cultural em todo Brasil, em 2016 foi certificada e reconhecida como Ponto Cultural do Estado pelo Ministério da Cultura e, desde 2002, conquistou o status de importante representante do Amazonas e da região Norte em festivais nacionais de quadrilhas juninas preservando, sobretudo, as características originais da dança, música e trajes típicos da cultura e costumes amazonenses.

Fotos: Ney Xavier 

Publicidade

Leia mais

Governo do Amazonas divulga resultado final do 1º lote do ‘Fica na Rede, Maninho’

elayne

Conflito de gerações comédia familiar no Teatro Manauara

elayne

Governo do Amazonas abrirá chamada pública para adequação de propostas contempladas pela Lei Aldir Blanc

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais