Conexão Amazônica
Meio Ambiente

RDS Rio Negro recebe visita de membros da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas

Publicidade

Líderes da GCF Task Force conheceram, no sábado (19/03), projetos de desenvolvimento sustentável na Unidade de Conservação Estadual

Depois de quatro dias de debates sobre questões ambientais, mudanças climáticas e mecanismos de proteção das florestas, e de quem vive nelas, líderes da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force) participaram de uma visita para conhecer como projetos voltados ao desenvolvimento sustentável são caminhos viáveis para a conservação ambiental.

Aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, lideranças e representantes de instituições da área ambiental, conheceram a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na região do Acajatuba, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. A RDS é uma das 42 Unidades de Conservação Estaduais gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

No local, onde vivem em torno de 50 famílias, foram apresentados alguns projetos que geram renda sem precisar derrubar a floresta. “São projetos extremamente importantes para quem mora aqui e para o futuro do nosso planeta”, comentou o secretário Eduardo Taveira, titular da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), que esteve na coordenação do GCF e organizou a visita até a comunidade.

“São planos de ações locais que visam o fortalecimento de comunidades tradicionais e indígenas, estimulando também novos negócios e investimentos privados na bioeconomia. Tudo isso para estabelecer sustentabilidade política em ações que sejam de médio e longo prazo, como são as ações para o desenvolvimento sustentável”, complementou.

O incentivo à venda de artesanato e de produtos da bioeconomia amazônica faz parte das iniciativas de geração de renda desenvolvidas na comunidade. Além disso, o turismo de base comunitária é outra oportunidade de relevância que tem beneficiado muitos moradores locais. As pousadas recebem apoio, consultoria, treinamento, entre outros incentivos voltados ao desenvolvimento da economia verde, com apoio da Sema e organizações da sociedade civil.

Os membros do GCF ainda conheceram o projeto “Pé-de-Pincha”, que desenvolve a criação e conservação de quelônios na RDS. Ao fim do encontro, as lideranças participaram de uma soltura de quelônios em uma das praias da região.

FOTOS: Divulgação/Sema

Fonte:  Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Crime ambientais: Ipaam aplica multas e faz apreensões de equipamentos na Operação Curupira

elayne

Prefeitura de Manaus realiza plantio de mudas de plantas no entorno de ciclovia

elayne

Meio ambiente: Águas de Manaus começa monitorar qualidade da água do igarapé Água Branca

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais