Conexão Amazônica
CULTURA

A toada que elas cantam: artistas falam sobre a relação com o boi-bumbá

Publicidade

A proposta é mostrar a perspectiva da mulher no ritmo que comanda o Festival de Parintins

Manaus (AM) – A voz e a representatividade feminina no boi-bumbá sobem ao palco do Carnaboi 2022, nesta sexta-feira e sábado (25 e 26), no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, 2565, Dom Pedro).

Publicidade

Entre as mais de 40 atrações, estão confirmadas as cantoras Luanita Rangel, Márcia Novo, Mara Lima e Márcia Siqueira, que vão embalar o público ao som das toadas.  

Com 20 anos de carreira, a cantora parintinense Márcia Novo não iniciou na música pelas toadas. Ao longo do tempo, a artista conta que foi se reencontrando no ritmo que faz parte da sua vida desde a infância.

“Eu tinha esses medos da mulher tocando toada e quebrei tudo isso. Então, meu público, que me acompanhou, está numa expectativa muito grande”, afirma a cantora que se apresenta no sábado (26), às 23h. “Quero mostrar no Carnaboi, para quem não me conhece nas rodas de toada, um pouquinho da minha energia e da pavulagem”, enfatizou.

Para Márcia Novo, a relação com a toada e a paixão pela cultura amazônica é um denominador comum entre as colegas de boi-bumbá. Ela destaca que Márcia Siqueira se tornou a primeira mulher a ocupar a função de levantadora oficial de toadas de um boi em Parintins. 

“Com certeza, a Márcia Siqueira me inspirou muito para ser uma cantora de toada, porque ela abriu essa porta. Botou o pé na porta e falou: não, a gente precisa desse espaço, vamos lutar e agora está como a primeira levantadora oficial de um dos bois de Parintins, do Boi Garantido, isso é fundamental”, elogia a cantora. 

Luanita Rangel destaca a responsabilidade de subir ao palco do Carnaboi para representar as vozes das mulheres do boi-bumbá. Ela afirma conseguir ver que, assim como Márcia Siqueira foi uma inspiração, ela também servirá de inspiração para outras intérpretes.

“É uma grande missão estar representando a voz feminina, a força da mulher dentro do ritmo do boi-bumbá. Lutamos tanto para ter esse espaço e num horário tão bacana, às 23h, nós poderemos mostrar um pouco da nossa arte. As pessoas vão adorar, tenho certeza que todo mundo vai gostar muito”, adiantou a cantora que iniciou a carreira há 22 anos.

Além de Márcia Siqueira, que se apresenta na sexta-feira (25), às 00h, Luanita Rangel, Márcia Novo e Mara Lima se apresentam juntas, às 23h, do sábado (26).

Redes sociais 

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresenta o vídeo “A toada que elas cantam”, no Instagram (@culturadoam). 

A proposta é mostrar a perspectiva da mulher no ritmo que comanda o Festival de Parintins.

Transmissão ao vivo 

Neste ano, o Carnaval no embalo das toadas também conta com transmissão ao vivo, com audiodescrição e Libras, pela TV Encontro das Águas, redes sociais do Governo do Amazonas (@governo_do_amazonas), Cultura (@culturadoam) e Portal BNC (bncamazonas.com.br).  

Os shows acontecem neste fim de semana, das 19h às 4h. As atrações se apresentam em um palco posicionado entre os blocos A e E. Cada grupo de artistas tem uma hora de show.   

Acesso 

Com entrada gratuita, é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada contra a Covid-19 e documento com foto.  

O público conta com duas entradas. Uma localizada na rua Jornalista Flaviano Limongi (entre o Sambódromo e a Arena da Amazônia Vivaldo Lima) e outra disponível pela rua Loris Cordovil.

*Com informações da assessoria

*em tempo

Publicidade

Leia mais

Pátio Gourmet promove “Bloquinho do Donuts”, em edição de Carnaval do projeto Chef Kids

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus realiza festival musical com alunos da EJA da DDZ Norte

elayne

Residência artística “Circo Caboclo” promove experiências culturais entre Brasil, Chile, Argentina e França

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais