Conexão Amazônica
SAÚDE

Referência em reabilitação pós-Covid-19, RespirAR recebe visita da Organização Pan-Americana da Saúde

Publicidade

Encontro potencializa internacionalização do projeto do Governo do Amazonas, como modelo de reabilitação de pessoas com sequelas da doença

O RespirAR, projeto do Governo do Amazonas que recupera pacientes com sequelas leves e moderadas de Covid-19, recebeu a visita de consultoras da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na manhã de sexta-feira (08/04), na unidade da iniciativa na Cidade Nova, zona norte da capital.  O encontro, com o objetivo de compartilhar conhecimento, fortalece o planejamento de internacionalização do projeto, como modelo de reabilitação de pessoas que ficaram com sequelas após a doença.

“Queremos mostrar para comunidade científica, não só nacional como internacional, os resultados do projeto do Governo do Amazonas e a metodologia que temos aplicado, dentro do processo de reabilitação no pós-Covid-19. Já estamos empenhados na escrita de artigos científicos, temos um grupo com perfil pesquisador e vamos trabalhar para que o RespirAR seja um modelo amazonense de referência para o mundo”, comentou Neibe Araujo, coordenador do RespirAR.

Durante visita ao Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, uma das unidades onde é realizado o projeto, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a fisioterapeuta Mariana Moreira e a médica infectologista Ho Yeh Li, ambas consultoras da Opas, puderam conhecer a metodologia utilizada pela equipe especializada do RespirAR.

“Não tem como enfrentarmos o pós-Covid sem fisioterapeutas, pois é uma área fundamental para que a qualidade de vida do paciente seja devolvida. E mais ainda, percebemos que a integração de educadores físicos dentro do processo de reabilitação é fundamental para melhorar a saúde mental do paciente. Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer o projeto, espero que isso fique de legado, para que pacientes com sequelas de outras doenças possam ser ajudados no longo prazo”, disse Ho Yeh Li.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, também participou da apresentação do projeto à Opas.

“Sou apaixonada pelo projeto, o Estado abraçou o RespirAR, pelos resultados obtidos e por tudo que ainda pode vir. Neste momento em que o mundo está indo para um momento pós-Covid, o RespirAR é uma ferramenta importante para conhecer e valorizar tudo que vem sendo desenvolvido”, reforçou.

FOTO: Divulgação/Faar

*Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Governo do Amazonas fortalece ações de ampliação da cobertura vacinal contra Covid-19 no interior do estado

elayne

SUS está preparado para atender transplantados com HIV

elayne

Semsa discute a importância do pré-natal no segundo episódio do podcast ‘Bora falar de Saúde?’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais