Conexão Amazônica
GERAL

Adaf renova registro da única queijaria artesanal de Careiro da Várzea

Publicidade

Atualmente, existem em todo o Amazonas, 12 queijarias, com Serviço de Inspeção Estadual

Careiro da Várzea (AM) – A Queijaria Divino Sabor obteve a renovação do selo de Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) junto à Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa).

A entrega do título de registro de nº 174 foi realizada nesta segunda-feira (11), no Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) e contou com a presença do governador Wilson Lima.

Com investimento inicial de R$ 120 mil, a unidade familiar de beneficiamento de leite e produtos do leite é a única autorizada pela Adaf a produzir no município, tendo sido pioneira no segmento, no Careiro da Várzea, ao obter registro junto à autarquia em 2017.

Com capacidade para processar 530 litros de leite por dia e fabricar 1,6 mil quilos de queijo coalho, o estabelecimento flutuante, desde o início da sua operação, utiliza na produção do queijo o leite produzido pelas vacas do rebanho da família, que administra a agroindústria.

De acordo com a médica veterinária e responsável técnica da queijaria, Monique Carvalho, toda a produção do estabelecimento é comercializada no próprio município e em Manaus.

Nós nos orgulhamos de sermos registrados junto à agência de defesa do Estado. Receber esse registro mostra aos careirenses que não se pode comercializar produtos de origem animal sem ter um registro de inspeção e um médico veterinário atuante na parte sanitária, promovendo saúde e capacitação, para que a produção ocorra de forma correta”, destacou.

Segundo a médica veterinária e responsável pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf, em Careiro da Várzea, Hayla Lima, estando registrada junto à Adaf, a empresa entrega ao consumidor um produto seguro.

O selo garante a qualidade higiênica e sanitária necessária. E atesta que a queijaria foi inspecionada e é acompanhada pelo serviço da Adaf”, explicou.

Para o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a renovação do título de registro é o reconhecimento, por parte do produtor local, do trabalho desempenhado pela autarquia em todo o Amazonas.

O produtor que busca a Adaf para submeter seu estabelecimento aos parâmetros previstos pela legislação compreende seu o papel e o papel da defesa agropecuária para a garantia da qualidade e sanidade dos produtos de origem animal consumidos pelas famílias amazonenses”, afirmou o gestor.

Atualmente, existem em todo o Amazonas 12 queijarias com Serviço de Inspeção Estadual. A obtenção do SIE-AM é composta por três fases previstas no “Manual Processual”, conforme o Decreto nº 43.947, de 28 de maio de 2021: vistoria prévia do terreno e entrega de documentos; análise de projetos e entrega das plantas, projetos ou croquis; e a análise de rotulagem/rótulo, além da entrega de documentos.

*Com informações da assessoria

Fotos: Mayana Thomaz/Sepror

*em tempo

Publicidade

Leia mais

URGENTE: Prédio em chamas no Centro de Manaus. Veja vídeo.

elayne

Prefeitura de Manaus realiza 2º dia da maratona ‘Hackatur’ com desafio de soluções para o turismo local

elayne

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas usa realidade virtual como aliada na educação de jovens com autismo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais