Conexão Amazônica
GERAL

Alvo de invasão no Nova Cidade, área verde recebe plantio de mudas diversas

Publicidade

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta quarta-feira, 13/4, à recuperação da área verde no bairro Nova Cidade, zona Norte, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus e que foi alvo de tentativa de invasão no mês de março. A ação desta quarta-feira contou com o apoio do Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, por meio da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), e da Guarda Civil Metropolitana.

Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), órgão responsável pela revitalização da área, os invasores destruíram ao menos 30 hectares do terreno da APA Sauim-de-Manaus.

“Essa área sofreu uma tentativa de invasão e houve uma operação da Semmas, que prontamente agiu, por meio do Departamento de Fiscalização, para remoção dessa ocupação, que ocorreu no dia 25 de março. E hoje estamos dando continuidade a essa atividade, que tem o objetivo principal de revitalizar a área verde. O nosso trabalho aqui é fazer a recomposição vegetal dessa área”, informou o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.

O trabalho inicial será o replantio, de ao menos 2 mil mudas de espécies nativas como andiroba, jatobá, açaí, bacaba, ingá, além de espécies nobres como o mogno. “Essas são mudas que estão disponíveis em nosso viveiro e com isso vamos trazer o máximo de diversidade de espécies para essa área”, destacou Deyvson. 

Ação

Durante parte desta quarta-feira, a equipe da Semmas fez o trabalho de remoção dos resíduos, principalmente de plásticos, deixados pelos invasores. “Toda a ação no local segue a orientação do prefeito David Almeida e ela não tem prazo para término, afinal, a área foi bastante degradada pelos invasores”, observou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

Desarticulação

Uma ação integrada entre as forças de segurança do Estado e a Prefeitura de Manaus, desarticulou, no dia 25/3, a invasão na área verde do bairro Nova Cidade. A ação contou com a participação do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGIE); do Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (Gipiap; da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema); Polícia Militar, por meio da Rocam, COE, Batalhão do Choque, Canil, Cavalaria, e 15ª Cicom; da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop); Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM); e das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Infraestrutura (Seminf).

Fotos – Antonio Pereira / Semcom

Publicidade

Leia mais

Marinha abre processo seletivo para Praças Temporárias em Manaus

elayne

Carnaval Manaus 2023: Blocos apoiados pela prefeitura arrastam milhares de foliões

elayne

Prefeitura abre agenda de fóruns de vinculação do pré-natal de 2024 com encontro no Distrito Oeste

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais