Conexão Amazônica
GERAL

Polícia Civil do Amazonas deflagra Operação Tiradentes visando coibir a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes

Publicidade

Ação de caráter orientativo e preventivo ocorreu em todo o interior do Estado

Na noite desta quarta-feira (20/04), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), deflagrou a Operação Tiradentes, com a finalidade de coibir a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. Além de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a ação de caráter orientativo e preventivo também aconteceu em outros 60 municípios do Amazonas.

Publicidade

Em Manacapuru, participaram da ação o delegado-geral adjunto da PC-AM, Bruno Fraga; o diretor do DPI, delegado Guilherme Torres; a delegada Roberta Merly, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) e o delegado Rodrigo Torres, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) daquele município. Ao todo, foram empregados 215 policiais civis em todo o Estado, que contaram com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Conselho Tutelar.

Na ocasião, o delegado Guilherme Torres destacou que a Polícia Civil vem realizando esse trabalho preventivo e de orientação nos municípios do Estado, visando coibir que crianças e adolescentes tenham acessos a esses ilícitos.

“Estamos realizando a Operação Tiradentes com o intuito é orientar a população e donos de estabelecimentos comerciais acerca desta prática, para coibir não somente esse ilícito, mas também todos os outros que podem vitimar crianças e adolescentes”, salientou o diretor do DPI.

Conforme a delegada Roberta Merly, titular da DEP, as equipes policiais do município seguem atuantes no combate à criminalidade, mas, nesta noite, os policiais foram às ruas para prevenir o fornecimento de álcool e drogas aos menores de 18 anos.

Durante a ação, as equipes policiais foram em bares, casas de shows, praças e locais de comercialização de bebidas alcoólicas.

Diligências – De acordo com o delegado Rodrigo Torres, titular da DIP de Manacapuru, durante a tarde desta quarta, os policiais efetuaram as prisões, em flagrante, de Jarden Renato Toga dos Santos, 32, e Pedro Henrique de Moura Castro, 20, e apreenderam um adolescente de 17 anos, com cerca de 1 kg de cocaína e oxi, após uma abordagem em um veículo em que eles estavam, na estrada Manoel Urbano, naquele município.

“Os dois adultos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores, e iremos investigar a participação do adolescente no fato. Eles ficarão custodiados na delegacia, à disposição do Poder Judiciário”, detalhou Rodrigo Torres.

Em Presidente Figueiredo, duas adolescentes que estavam desacompanhadas em um carro de aplicativo de transporte urbano foram encaminhadas à delegacia. Já em Maués, oito estabelecimentos foram fiscalizados e um adolescente em situação de vulnerabilidade foi recolhido.

No município de Pauini, um adolescente foi apreendido com drogas, e outras duas menores em um bar; em São Sebastião do Uatumã quatro adolescentes foram localizados, e em Coari outros quatro. Todos foram encaminhados para atendimento e orientação pelo Conselho Tutelar.

Em Manaquiri houve dois flagrantes por tráfico de drogas, além de dois menores conduzidos à DIP. Na maioria dos municípios houve apenas orientação e abordagens, sem intercorrências.

Denúncias – Caso a população tome conhecimento sobre esses casos ilícitos contra crianças e adolescentes, a orientação é que entrem em contato pelo número 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. A identidade do informante será mantida em sigilo.

FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM

*Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Prefeitura desloca UBS Móvel para atender moradores da comunidade Fazendinha, na zona Norte

elayne

‘Observatório’ lança ferramenta que vai ajudar a contabilizar casos de Esporotricose em Manaus

elayne

Homem de 57 anos morre após ser atropelado por motocicleta em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais