Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Ipaam e Ibama discutem acordo de cooperação técnica

Publicidade

Também foi realizada a visita ao Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam

Manaus (AM) – Diretorias Técnica e Jurídica do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) receberam, nesta quarta-feira (4), membros da Diretoria de Proteção Ambiental e Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima), do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para visita ao Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam e reunião de alinhamento para futuras ações conjuntas no Amazonas.

Na ocasião, quando foram apresentados os principais mecanismos que compõem o parque tecnológico no trabalho de monitoramento diário, os presentes puderam conhecer toda a estrutura e operacionalização diante das camadas disponíveis no sistema para monitoramento, classificadas em diferentes objetivos, como: áreas de desmatamento constatadas pelo Ipaam, focos de calor por unidades de conservação ou terras indígenas, entre outros.

A visita e demonstração das tecnologias aplicadas ao Centro servirão como referência para sistemas do Ibama, também utilizados em fiscalizações para integração de ações conjuntas com o Instituto estadual em combate aos crimes ambientais, bem como o compartilhamento de informações entre órgãos.

Ações

Na reunião discutiu-se, ainda, a possibilidade de uso compartilhado de imagens de radar. A ideia é aumentar o alcance das ações em regiões de difícil acesso, além de utilizar, em conjunto, as mesmas tecnologias de monitoramento e de autuação de crimes ambientais já utilizadas pelo Ipaam, no CMAAP.

O diretor jurídico do Ipaam, André Chuvas, observou a importância da união entre os órgãos de proteção ambiental. “É de extrema relevância a integração do Ipaam junto com o Ibama, para melhoramento na troca de dados e informações, considerando o núcleo de monitoramento do Ipaam. O objetivo é combater cada vez mais os ilícitos ambientais e formar essa cooperação entre os órgãos federais e estaduais”, disse. 

Aécio Galiza, coordenador geral de fiscalização ambiental do Ibama, reforça o objetivo de ações para melhorar os resultados no combate aos crimes ambientais. 

“A pauta de hoje é justamente no sentido de conjugar esforços e compartilhar informações. Verificamos hoje que podemos juntos fazer muito melhor, evitando duplicidade de trabalho e multiplicando nossos esforços. Aproveitando o melhor de cada órgão, para que o resultado seja bem mais eficiente”, afirmou Aécio.  

*Com informações da assessoria

Publicidade

Leia mais

Estudo revela potencial antiglicêmico de pólen produzido por espécie de abelha nativa do Amazonas

elayne

Mais de 25 mil espécies da flora só existem no Brasil, mostra estudo

elayne

Sema e secretários de Meio Ambiente do interior do AM alinham estratégias de combate ao desmatamento e queimadas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais