Conexão Amazônica
POLÍTICA

Programa Parlamento Jovem da Aleam muda visão de estudantes sobre a política

Publicidade

O programa Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem modificado a visão de jovens estudantes, ao possibilitar a vivência do processo democrático em uma jornada com diplomação e exercício do mandato, experimentando a rotina do parlamento.

Depois de serem eleitos e tomarem posse, os 24 jovens parlamentares e seus 24 suplentes, encaram uma maratona parlamentar na Aleam, exercendo um mandato durante o tempo de execução do programa. Eles conhecem o funcionamento do Poder Legislativo, elegem a Mesa Diretora e participam da dinâmica de elaboração, discussão e votação de um projeto de lei.

Publicidade

Cada um dos 24 deputados jovens é apadrinhado por um deputado estadual e todas as despesas com vestuário, alimentação, pastas e material didático são custeados pela Assembleia Legislativa.

Cassandra Serejo, coordenadora do Parlamento Jovem, confirma o sucesso do programa desenvolvido pela Aleam. “Estamos tendo muitas solicitações de Escolas Estaduais querendo participar do Parlamento Jovem, mas não podemos atender a todas por conta da limitação de 24 jovens deputados e seus suplentes, então estamos direcionando para o projeto Conhecendo o Legislativo”, afirmou.

A coordenadora acrescenta que percebeu uma mudança na concepção que os jovens têm da política, após participarem das palestras. “No começo, quando iniciamos a palestra, vejo os jovens apáticos, com o pior conceito da política, sem ter noção de que tudo em nossas vidas é política. Eles entram de uma forma e saem de outra. Não esqueço uma fala de uma estudante que disse que a realidade política seria outra se todos tivessem oportunidade de assistir a uma palestra de educação cidadã antes de votar”, relembra.

Durante a semana ocorreram eleições no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre; nas escolas estaduais Padre Pedro Gislandy e Natalia Uchôa e por fim, nesta sexta-feira (13), na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara CMPM VIII, quando foram eleitos Brenon Valente dos Santos, como titular e Lucas Ozniel de Freitas Pinheiro (1º Suplente) e Rebecca Adriele Fernandes Duarte (2º Suplente).

Após passar pelo município de Presidente Figueiredo (distante 117 km de Manaus), o Parlamento Jovem segue para Parintins (369 km de Manaus) na próxima segunda-feira (16) quando Jovens Parlamentares serão eleitos.

Publicidade

Leia mais

Coronel Menezes defende quebra de monopólio do Gás Natural

elayne

Deputado João Luiz anuncia início de construção de quadra de esportes, no São Jorge

elayne

Prefeito David Almeida abre ano legislativo com leitura da Mensagem Governamental

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais