Conexão Amazônica
SAÚDE

Moura Tapajóz promove curso voltado a gestantes e seus acompanhantes

Publicidade

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, iniciou nesta quinta-feira, 26/5, uma série de cursos para gestantes e seus acompanhantes. Mensalmente, serão disponibilizadas 15 vagas para grávidas que participarão de trocas de informações sobre gestação, parto, puerpério (período pós-parto) e aleitamento materno com profissionais da equipe multiprofissional da unidade.

Para participar, as gestantes devem solicitar a inscrição na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde realizam pré-natal, caso a unidade seja vinculada à Moura Tapajóz. Preferencialmente, a grávida deve participar do curso com um companheiro, familiar ou amigo, que também estará com ela durante o momento do parto e no puerpério.

Publicidade

“No curso, temos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos da nossa equipe oferecendo informações e orientações para as gestantes sobre o ciclo gravídico e puerperal, e enfatizando não apenas o aspecto prático e fisiológico do momento, como também os aspectos sociais e emocionais da gestação e da maternidade”, explica a diretora da maternidade, a enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz.

O encontro, indicado para mulheres que já estejam no último trimestre de gestação, tem como base teórica as recomendações da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), com enfoque nos “Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”, da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL), do cuidado Amigo da Mulher, e da lei federal nº 11.108/2005 (Lei do Acompanhante e Paternidade Responsável).

No encontro serão abordados os temas: saúde emocional durante a gravidez; quando ir à maternidade: sinais e sintomas do trabalho de parto e tipos de parto; imunização; cuidados com o recém-nascido; amamentação; direitos da gestante; e fisioterapia antes e durante o trabalho de parto.

A assistente social Loiana Alencar de Melo, uma das organizadoras do curso, informa que a atividade reúne informações importantes, baseadas nas boas práticas e nas atuais evidências científicas, para que o parto e o nascimento se configurem como uma experiência positiva para a gestante e sua rede de apoio familiar.

“A gestação é um período de profundas transformações para a mulher, tanto no que diz respeito ao seu corpo quanto às suas emoções. Então, essa é uma oportunidade singular para as gestantes adquirirem conhecimentos, expressarem seus sentimentos, compartilharem experiências e esclarecerem dúvidas, por meio da experiência e vivência dos profissionais que conduzem o curso”, destaca.


Texto – Marcella Normando/Semsa
Foto – Camila Batista/Semsa

Publicidade

Leia mais

Campanha de vacinação contra a Covid-19 será levada a casas de shows de Manaus

elayne

David Almeida faz apelo à população para que não deixe de tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

elayne

Nos corredores de hospitais, mães mudam própria vida para cuidar da saúde dos filhos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais