Conexão Amazônica
GERAL

Encceja 2022: exame supletivo nacional tem inscrições abertas até 4 de junho

Publicidade

Inscrições podem ser feitas no site do Inep. As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto

Estão abertas as inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A avaliação é voltada para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e querem obter o certificado de conclusão. Neste ano, as provas do Encceja serão aplicadas no dia 28 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 4 de junho, por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br. Durante a inscrição, o sistema exigirá o CPF e documento de identidade do participante.

O candidato precisa ter 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do Ensino Médio, na data de realização do exame. Ao preencher os dados, o participante deverá indicar o estado e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado.

O Encceja também é um exame supletivo, mas não tem ligação ou complementação com o Provão Eletrônico, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Mudanças

Neste ano, não há necessidade de justificar a ausência, no caso de quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020, o último realizado. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de Covid-19, que envolveu a realização da última edição. No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

*Com informações da assessoria

Publicidade

Leia mais

Prefeitura sorteia mais R$ 112 mil da campanha Nota Premiada Manaus nesta segunda-feira,31/5

elayne

Projeto ‘Terça Solidária’ irá ajudar animais resgatados em situação de maus-tratos em Manaus

elayne

ALERTA: Prefeitura esclarece que não faz cadastro de moradia pelo Telegram nem tem parceria com instituto

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais