Conexão Amazônica
GERAL

Corpus Christi tem missa campal em Manaus às 16h30

Publicidade

A Celebração Eucarística será presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner a partir das 16h30 e às 17h30 sairá em procissão com parada para bênção aos doentes em frente ao Hospital Beneficente, na Rua 10 de Julho

O evento, considerado entre os mais importantes da Igreja Católica, que retorna ao presencial após 2 anos por conta da pandemia de Covid-19, terá seu grande momento a partir das 16h30, no palco montado na Avenida Eduardo Ribeiro, seguida da procissão e, por fim, a adoração solene e bênção do Santíssimo Sacramento.

A Celebração Eucarística será presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner a partir das 16h30 e às 17h30 sairá em procissão com parada para bênção aos doentes em frente ao Hospital Beneficente, na Rua 10 de Julho.

Em seguida, haverá “Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção solene” no retorno à Avenida Eduardo Ribeiro.

O Corpus Christi, que é denominado do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, significa, em latim, “corpo de Cristo”. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.

A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 – ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Urbano, porém, morreu após instituir a festa. A comemoração de Corpus Christi só se consolidaria décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Viena, em 1311.

*TH

Publicidade

Leia mais

Corpo de mulher é encontrado amarrado e marcas de tiro em ramal

elayne

‘Operação Sucata’ retira veículos abandonados em vias e calçadas de Manaus

elayne

Unesco e parceiros lançam manifesto em prol da liberdade de imprensa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais