Conexão Amazônica
GERAL

Com início da vazante, Rio Negro pode descer mais de 10cm por dia, afirma especialista

Publicidade

É importante ressaltar que a enchente não finaliza com a inundação, pois Manaus ainda está no nível de inundação severa

Manaus (AM) – O Rio Negro já está no fim da enchente, informou o Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta segunda-feira (27). De acordo com Luna Gripp, pesquisadora do órgão, a descida do rio pode atingir mais de 10cm por dia. Vale lembrar que a cheia deste ano é considerada a quarta maior da história de Manaus, desde 1903.

Na semana passada, o Rio Negro atingiu a cota de 29,75m – considerado acima do nível de inundação severa para Manaus. O rio se estabilizou e vem apresentando uma redução do seu nível ao longo dos dias. 

A pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Luna Gripp, disse que é muito improvável que o rio volte a subir, mas se acontecer, não irá afetar significativamente na magnitude da vazante.

“Considerando esse tempo de deslocamento desse processo, a gente esperava que, para o final de junho, o processo de enchente se encerrasse. Então, temos a clareza de afirmar que estamos no princípio do processo de vazante em Manaus e região”,

disse Luna.

É importante ressaltar que a enchente não finaliza com a inundação, pois Manaus ainda está no nível de inundação severa, com 75cm acima dos 29m. Gripp afirmou que o rio está descendo lentamente, e assim se manterá pelas próximas semanas.

Retirada das estruturas

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), ainda não há previsão para a retirada das pontes instaladas nas ruas do Centro da capital. O órgão informou que as áreas ainda estão inundadas e o objetivo das pontes é facilitar a circulação de pedestres.

“Assim que não houver mais espelho d’água nós iniciaremos a retirada das pontes de alumínio. As de madeira, a própria população retira e reutiliza. Inclusive, esse é o cunho social da madeira: deixar para os moradores do entorno para que eles possam reutilizar da melhor forma para a comunidade”,

afirmou a Prefeitura de Manaus, Defesa Civil.

Nos municípios do interior do Estado, o nível do rio também já se estabilizou. É o caso de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Careiro. Esse nível apresentou uma redução desde o início do mês de junho, quando o SGB começou a analisar o processo de vazante nas áreas mais altas (cabeceiras de água) do nível d’água.

*EM TEMPO

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus finaliza capacitação de médicos para atendimento em saúde mental

elayne

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 34 milhões

elayne

Ipaam apreende mais de 20 animais silvestres utilizados como atração turística, em Novo Airão

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais