Conexão Amazônica
BRASIL

Justiça do AM impede envio de projeto de lei que barra novos medidores de energia a sanção

Publicidade

Decisão é liminar e vale até que o caso seja resolvido em uma ação que já tramita no judiciário.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) impediu que a Assembleia Legislativa (Aleam) envie um projeto de lei que barra a instalação dos novos medidores de energia à sanção do governo do estado. A decisão é liminar e vale até que o caso seja resolvido em uma ação que já tramita no judiciário.

A decisão é do desembargador Airton Gentil, e foi proferida no âmbito de um mandado de segurança impetrado pela Amazonas Energia. O mandado de segurança é uma espécie de pedido feito à justiça para proteger um direito que está sendo violado por uma autoridade ou agente ou público.

A decisão é do desembargador Airton Gentil, e foi proferida no âmbito de um mandado de segurança impetrado pela Amazonas Energia. O mandado de segurança é uma espécie de pedido feito à justiça para proteger um direito que está sendo violado por uma autoridade ou agente ou público.

“Realizados estes esclarecimentos necessários, constato, a princípio, violação ao princípio constitucional da publicidade (art. 37 da Constituição) em decorrência da ausência do Projeto de Lei n.º 267/2022 na pauta do dia 22.06.2022, data da aprovação da norma”, decidiu.

A Amazonas Energia afirmou que buscou acompanhar os trâmites relacionados ao projeto de lei, mas que ao buscar informações, identificou que o regimento interno da Aleam não vinha sendo observado corretamente. Em razão disso, ajuizou o mandado de segurança para que a justiça examinasse a questão.

Em nota, a Aleam disse que respeitou todos os procedimentos regimentais na tramitação da matéria e encaminhará resposta à justiça, demonstrando que processo legislativo transcorreu regularmente.

*Por g1 AM

 Foto: Amazonas Energia/Divulgação

Publicidade

Leia mais

Urgente: prefeito Bruno Covas morre em São Paulo

Elaine Marques

Réus pelos assassinatos de Bruno e Dom são interrogados em audiência nesta quinta

Elaine Marques

Amazonas Energia é condenada a indenizar consumidores em mais de 1 milhão de reais

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais