Conexão Amazônica
BRASIL

TSE começa a julgar aplicação da lei de proteção de dados nas eleições

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Publicidade

Ministro Alexandre de Moraes pediu vista

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar nesta terça-feira (9) a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos registros de candidaturas às eleições de outubro. Os ministros avaliam a restrição de dados dos candidatos no sistema DivulgaCand, que contém a lista de bens declarados, como imóveis e aplicações financeiras. 

O julgamento é motivado pelo processo no qual um politico que concorreu às eleições de 2020 pediu a exclusão de seus dados da plataforma após receber ameaças durante o processo eleitoral. 

Ao analisar o caso, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, defendeu a manutenção do registro dos dados, mas somente para informações que comprometam a vida privada dos candidatos. Para o ministro, as regras não podem dificultar a fiscalização das candidaturas. 

Em seguida, um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento. A data para retomada ainda não foi definida. 

Foto: Marcelo Camargo

Edição: Fábio Massalli

Publicidade

Leia mais

TST apresenta proposta para encerrar greve em hospitais universitários federais

elayne

Prefeitura de Manaus desobstrui mais de 1,5 mil bueiros na cidade

elayne

Greenpeace Brasil lança campanha de doação e apoiadores ganharão o Calendário Greenpeace 2024 – A Natureza Ao Redor

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais