Conexão Amazônica
GERAL

Parceria entre prefeitura e UNFPA fortalece educação em saúde da população venezuelana em Manaus

Publicidade


Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) irá fortalecer a educação em saúde da população venezuelana que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Cartilhas trilíngues (em português, espanhol e warao) foram doadas pela UNFPA, na manhã desta terça-feira, 16/8, e serão disponibilizadas em oito unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A doação do material foi realizada durante solenidade no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa. As cartilhas abordam os temas “Saúde Sexual e Infecções Sexualmente Transmissíveis” e “Planificação Reprodutiva, Gravidez e Lactação”, além do “ABC para a primeira infância”, este último em língua portuguesa.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destacou que a iniciativa coloca em prática um dos princípios do SUS, o de universalidade, que significa acolher todos os cidadãos que moram no Brasil, independentemente de sua origem.

“Em nome de toda a Semsa, quero agradecer à UNFPA pela doação dos materiais, que certamente irão fortalecer as ações e os serviços de saúde ofertados nas nossas unidades. Esses esforços são essenciais para o processo de inclusão e ampliação de oportunidades aos migrantes e refugiados que estão em Manaus, e eles podem contar com o SUS nesse período de dificuldades”, disse Djalma.

O secretário informou que os venezuelanos podem buscar atendimento em todas as unidades básicas de saúde da cidade, mas optou-se por disponibilizar os informativos em oito unidades de referência na atenção à saúde de migrantes e refugiados em Manaus. São elas: Maternidade Moura Tapajós, UBS Lindalva Damasceno, UBS Vicente Palotti, UBS N-05, UBS Ivone Lima, UBS Theomário Pinto, UBS Mansour Bulbol, UBS José Rayol.

A chefe de escritório da UNFPA Manaus, Débora Rodrigues, explicou que a instituição trabalha para fortalecer a capacidade do poder público de incluir esse público na promoção da agenda de planejamento sexual e reprodutivo. A UNFPA desenvolve ações em parceria com a Semsa desde 2019, quando se instalou em Manaus.

“Os informativos são muito importantes para que a informação chegue até essas pessoas, junto das ações de assistência e acolhimento já desenvolvidas pela Semsa. Quando elas chegam na cidade, elas pouco conhecem os serviços do SUS e a oportunidade de acesso, e o material tem o objetivo de promover esse acolhimento, para que elas entendam que podem acessar o SUS e promover a sua saúde”, contou Débora.

A solenidade também contou com a participação da subsecretária de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo; da diretora de Atenção Primária, Sonja Farias; da chefe da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis, Ana Mádria Fonseca; e demais representantes da UNFPA e das unidades de saúde de referência para a população migrante.

— — —

 – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Publicidade

Leia mais

TJAM e OAB-AM firmam convênios para atendimentos e exames no Hospital Nilton Lins

elayne

Prefeitura oferta 27 vagas de emprego nesta segunda-feira, 8/3

elayne

Evento ‘#SouManaus Passo a Paço’ sem fronteiras:  fãs cruzam o país para assistir ao show de David Guetta

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais