Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura promove Semana do Bebê Manauara na comunidade Indígena Nova Vida

Publicidade

A comunidade indígena Nova Vida, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital, recebeu nesta sexta-feira, 19/8, a Semana do Bebê Manauara, evento criado pela Prefeitura de Manaus, como parte da Campanha Agosto Dourado, que tem o objetivo de mobilizar a população sobre a importância do aleitamento materno.

A programação na Comunidade Nova Vida foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contemplou palestras e rodas de conversa com os moradores enfocando a amamentação, a nutrição para gestantes e crianças e a saúde bucal.

A chefe do Distrito de Saúde Norte, Paola Oliveira, explicou que desde os primeiros dias do mês de agosto, a Semsa vem fortalecendo a mensagem da importância da amamentação com uma extensa programação que inclui palestras, rodas de conversa, trabalhos de sensibilização em locais públicos e webconferências com instituições envolvidas na proteção dos direitos das crianças e das mulheres.

“É muito importante esse trabalho na comunidade para que todos se envolvam no estímulo ao aleitamento materno, que é uma forte barreira para a mortalidade infantil. Hoje, nós ampliamos a abordagem falando sobre nutrição infantil e saúde bucal. A receptividade da comunidade Nova Vida foi muito positiva e ficamos felizes com isso. E amanhã estaremos aqui para estimular ações de vacinação das crianças e já iniciamos hoje o trabalho de sensibilização para que os pequenos sejam protegidos com as vacinas”, acentuou Paola Oliveira.

A diretora da Clínica da Família Carlson Gracie, Nayara Almeida, destacou que o evento foi importante, porque permitiu uma abordagem simples e direta sobre o quanto amamentar uma criança é importante para protegê-la de uma série de doenças, além de ser uma forte aliada no combate à desnutrição. “É sempre bom poder ter esse contato direto com a comunidade para reforçar a importância do leite materno para evitar que as crianças tenham uma série de doenças que podem prejudicar seu desenvolvimento”, assinalou.

A comunidade Nova Vida, que concentra 17 etnias, dentre as quais estão os grupos Tukano, Tikuna e Arara. As ações de saúde da Semsa são realizadas com o apoio das lideranças da comunidade. Para o cacique Raimundo Ferreira, a iniciativa foi importante, porque mostrou que o leite materno é um alimento completo para a criança. “Estamos muito felizes com essa parceria, porque precisamos proteger nossas crianças e o leite materno é uma importante maneira de garantir a saúde delas”, concluiu.

— — — 

 Tânia Brandão / Semsa

Foto – Henrique Souza / Semsa 

Publicidade

Leia mais

Maníaco do Parque recebe cartas e alimentos de mulheres na prisão, diz mãe

elayne

Veja a lista de selecionados para o programa ‘Empretec’

elayne

Super Nova Era promove saldão das sandálias Havaianas, as queridinhas dos brasileiros

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais