Conexão Amazônica
SAÚDE

Diabetes gestacional será discutida em webconferência realizada pela Prefeitura de Manaus

Publicidade

O diabetes gestacional será o destaque da conferência virtual Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS) da próxima quinta-feira, 1º/9. A iniciativa é da Prefeitura de Manaus, para fortalecer o processo de educação permanente dos servidores da saúde,  mas que também conta com a participação do público em geral por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a webconferência terá início às 14h, com a participação do médico obstetra Carlos Henrique Freire, que atua no Ambulatório de Alto Risco Araújo Lima e que também é professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Profissionais de saúde da Semsa também irão contribuir com o tema, para reforçar os cuidados com a alimentação, como é o caso da nutricionista Lia Ferreira, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da secretaria, e dos enfermeiros obstetras Gerda Coelho e Edilson Albuquerque, que atuam como técnicos na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher.

Alto risco

O pré-natal de alto risco abrange cerca de 10% a 15% do total de gestações, daí a necessidade de ser mantida a vigilância constante, a fim de reduzir a morbimortalidade materna e perinatal nesse grupo. Dentre as morbidades que levam à estratificação de alto risco, as mais prevalentes são diabetes mellitus, diabetes mellitus gestacional, hipertensão crônica e síndrome hipertensiva específica da gestação.

O diabetes em gestantes pode ocasionar severas complicações como óbito fetal, malformações congênitas, parto prematuro, aumento da probabilidade de ocorrência de parto cesárea, hipoglicemia do recém-nascido após o nascimento, aumento do risco de obesidade na infância e adolescência, dentre outras.

— — —

 Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza ações de testes rápidos e imunização alusivas ao ‘Fevereiro Roxo’

elayne

SES-AM amplia em 74% a oferta de exames oftalmológicos na rede conveniada ao SUS

elayne

Glaucoma: monitoramento evitou cegueira em 300 mil brasileiros

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais