Conexão Amazônica
GERAL

Hapvida adere ao Pacto Global da ONU

Publicidade

Operadora se compromete com a maior iniciativa de sustentabilidade do planeta para defesa e promoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção

O Grupo Hapvida acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil. Maior operadora de saúde do país, a companhia passa a reportar anualmente o seu progresso no cumprimento dos dez princípios universais do compromisso, que incluem promoção e proteção aos direitos humanos e trabalhistas, preservação do meio ambiente, ampliação de práticas de sustentabilidade e combate à corrupção.

“Assumimos a nossa responsabilidade, junto à sociedade brasileira, para promoção do bem-estar, que é a missão natural do Sistema Hapvida e NotreDame Intermédica. Os dez princípios norteiam o caminho que queremos para o Brasil e vamos nos empenhar junto aos nossos parceiros, incentivando-os a se juntarem à nós nessa jornada”, explica João Alceu, vice-presidente de ASG do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica.

Lançado pela ONU em 2000, o Pacto Global reúne princípios das áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e contra a corrupção a partir de compromissos já previstos na Declaração Universal de Direitos Humanos, na Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, na Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e na Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho. Trata-se da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do planeta, com mais de 16 mil participantes em 160 países, segundo as Nações Unidas.

Os integrantes do Pacto Global também assumem a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Entre eles, está o de garantir o acesso a saúde de qualidade, água potável e saneamento para todos, e promover o bem-estar na sociedade.

Pacto Global | Os dez princípios

1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5) A abolição efetiva do trabalho infantil.
6) Eliminar a discriminação no emprego.
7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
9) Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Publicidade

Leia mais

Faces e mapas vão revelar patrimônios e detalhes da arquitetura do Centro Histórico

elayne

Prefeitura e CMM realizam vistoria técnica na estrutura do ‘#SouManaus 2023’

elayne

Prefeitura encerra a 9º edição da ‘Feira de Ciências Tecnologia’ em escola da zona Norte

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais